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Type: Monografia
Title: Análise e geração de rotas no transporte de cargas por simulação
Author: Silva, Deividi Luiz Pinto da
First advisor: Mello, Braulio Adriano de
metadata.dc.contributor.referee1: Padilha, Adriano Sanick
metadata.dc.contributor.referee2: Sebben, Andressa
Resume: A simulação computacional possui grande aplicabilidade para representar o comportamento de sistemas, processos ou projetos de grande escala. A observação da conduta dos sistemas por meio de modelos de representação oferece vantagens para a identificação e solução de problemas quando comparada a métodos baseados em análises estáticas. Por exemplo, sistemas delogísticadetransportesestãosujeitosaumagrandevariedadedecaracterísticasqueinterferem na definição de rotas com melhor relação custo x benefício. Este trabalho tem como tema alvo os sistemas de roteirização e rastreamento para veículos de transporte. Estes sistemas portam características específicas, geralmente não introduzidas ou contempladas em métodos tradicionais, com impacto na definição de melhores rotas. No entanto, a construção de modelos para análise de rotas pode ser onerosa em termos, principalmente, de tempo e treinamento. Este trabalho apresenta a construção de um modelo configurável para determinação de rotas para veículos de transporte com múltiplas operações de carga e descarga por rota. O modelo permite a configuração de critérios tais como tempo, rastreamento, janelas de tempo em cada ponto de carga e descarga, variação de velocidade, entre outros, gerando a melhor rota perante critérios estabelecidos pelo usuário.
Abstract: Computational simulation has great applicability to represent the behavior of systems, processes or large-scale projects. The observation of the behavior of systems through representation models offers advantages for the identification and solution of problems when compared to methods based on static analysis. For example, transport logistics systems are subject to a wide variety of characteristics that interfere in the definition of routes with the best cost-benefit ratio. This work has as its subject the routing and tracking systems for transport vehicles. These systems carry specific characteristics, generally not introduced or contemplated in traditional methods, with an impact on the definition of better routes. However, building models for route analysis can be costly, mainly in terms of time and training. This work presents the construction of a configurable model for determining routes for transport vehicles with multiple loading and unloading operations per route. The model allows the configuration of criteria such as time, tracking, time windows at each loading and unloading point, speed variation, among others, generating the best route according to criteria established by the user.
Keywords: Computadores (Ciência da Computação)
Roterização
Rastreamento
Sistemas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6552
Issue Date: 19-Aug-2022
Appears in Collections:Ciência da Computação

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