Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6558
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Uhmann, Rosangela Ines Matos-
dc.contributor.referee1Wenzel, Judite Scherer-
dc.contributor.referee2Bozzato, Carla Vargas-
dc.creatorDrebes, Larissa Fátima-
dc.date2023-02-22-
dc.date.accessioned2023-05-22T18:42:35Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-05-22T18:42:35Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6558-
dc.description.abstractDebating assessment in teaching is part of the process of understanding that the curriculum needs to be consistent with student-centered teaching and learning. Thus, the objective of this research is to understand how the evaluation perspectives are presented in the works of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPED) and the National Meeting of Didactics and Teaching Practices (ENDIPE) in teaching in a curricular context , considering possible interrelationships, limits and/or challenges. The search for the ANPED event took place in the works of the annals of 2021, while in ENDIPE, it was in an E-book, year 2020. In all, 41 works were selected that, after analyzing the titles, four categories emerged, namely: Evaluation Institutional, Learning Assessment, External Assessment and Assessment and Curriculum Design. Therefore, unfortunately we point out that there is a lack of work referring to evaluation in Science Teaching, as well as the main author who is the student in the teaching process. Also say that it was possible to reflect on the evaluation as a teaching process and not as a product, realizing the importance of developing a critical, participatory, reflective and mainly dialogical and fair evaluation.pt_BR
dc.description.resumoDebater a avaliação no ensino faz parte do processo de entender que o currículo precisa ser coerente com o ensino e a aprendizagem centrada no aluno. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é compreender como as perspectivas de avaliação se apresentam nos trabalhos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE) no ensino em contexto curricular, visto possíveis inter-relações, limites e/ou desafios. A busca pelo evento da ANPED ocorreu nos trabalhos dos anais de 2021, enquanto no ENDIPE, foi em um E-book, ano de 2020. Ao todo foram selecionados 41 trabalhos que após a análise dos títulos, emergiram quatro categorias, a saber: Avaliação Institucional, Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Externa e Concepção de Avaliação e Currículo. Portanto, infelizmente destacamos que faltam trabalhos referente a avaliação no Ensino de Ciências, bem como do autor principal que é o aluno no processo de ensino. Dizer também que foi possível refletir sobre a avaliação como processo de ensino e não como produto, percebendo a importância de se desenvolver uma avaliação crítica, participativa, reflexiva e principalmente dialógica e justa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2023-05-22T15:00:13Z No. of bitstreams: 1 DREBES.pdf: 632956 bytes, checksum: ea9e5a3487a4046d61c633f283a0792d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-05-22T18:42:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DREBES.pdf: 632956 bytes, checksum: ea9e5a3487a4046d61c633f283a0792d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-22T18:42:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DREBES.pdf: 632956 bytes, checksum: ea9e5a3487a4046d61c633f283a0792d (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titlePanorama das inter-relações de avaliação no currículo: um olhar para os eventos ANPED e ENDIPEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DREBES.pdf618,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.