Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6561
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Wenzel, Judite Scherer | - |
dc.contributor.referee1 | Leite, Fabiane de Andrade | - |
dc.contributor.referee2 | Bonotto, Danusa de Lara | - |
dc.creator | Fin, Jonathan Grützmann | - |
dc.date | 2023-02-23 | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T18:49:55Z | - |
dc.date.available | 2023 | - |
dc.date.available | 2023-05-22T18:49:55Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6561 | - |
dc.description.abstract | The paper contemplates the mapping topic about the Pedagogical Instruments in Science Teaching. The main goal was to identify the kinds of Pedagogical Instruments, the grade levels,and also, identify the purpose in Pedagogical Instruments chosen. The methodology contemplated a bibliographic review about the Pedagogical Instruments with Science Teaching. The data were obtained from published articles in four MAGAZINES in Science Teaching areas, which were submitted to a mapping. The research emphasizes the importance of using Pedagogical Instruments in Science Teaching as a way to build scientific knowledge and revealed as the most used instruments: experimentation , investigatory activities, educational games and educational practices. The results indicate that the use of Pedagogical Instruments anchored with the teacher’s mediation can contribute to the learning and to the development of the Superior Psychological Functions. | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho contempla a temática do mapeamento acerca dos Instrumentos Pedagógicos no Ensino de Ciências. O objetivo principal consistiu em identificar os tipos de Instrumentos Pedagógicos, os níveis de ensino e, ainda, identificar as finalidades na escolha do Instrumento Pedagógico. A metodologia contemplou uma revisão bibliográfica acerca dos Instrumentos Pedagógicos junto ao Ensino de Ciências. Os dados foram obtidos a partir de artigos publicados em quatro periódicos da área do Ensino de Ciências, os quais foram submetidos a um mapeamento. A pesquisa evidenciou a importância da utilização de Instrumentos Pedagógicos no Ensino de Ciências como forma de potencializar a compreensão do conhecimento científico e apontou como instrumentos mais utilizados: a experimentação, atividades investigativas, jogos didáticos e outros. Os resultados indicam que o uso de Instrumentos Pedagógicos ancorado na mediação do professor pode contribuir para o aprendizado e para o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2023-05-22T14:44:07Z No. of bitstreams: 1 FIN.pdf: 1470439 bytes, checksum: 909a7f9b7cd758db198eb4f7ba1c73c3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-05-22T18:49:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FIN.pdf: 1470439 bytes, checksum: 909a7f9b7cd758db198eb4f7ba1c73c3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-22T18:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FIN.pdf: 1470439 bytes, checksum: 909a7f9b7cd758db198eb4f7ba1c73c3 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.title | Mapeamento dos instrumentos pedagógicos no ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FIN.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.