Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6561
Type: Monografia
Título : Mapeamento dos instrumentos pedagógicos no ensino de Ciências
Author: Fin, Jonathan Grützmann
First advisor: Wenzel, Judite Scherer
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Fabiane de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Bonotto, Danusa de Lara
Resume: O trabalho contempla a temática do mapeamento acerca dos Instrumentos Pedagógicos no Ensino de Ciências. O objetivo principal consistiu em identificar os tipos de Instrumentos Pedagógicos, os níveis de ensino e, ainda, identificar as finalidades na escolha do Instrumento Pedagógico. A metodologia contemplou uma revisão bibliográfica acerca dos Instrumentos Pedagógicos junto ao Ensino de Ciências. Os dados foram obtidos a partir de artigos publicados em quatro periódicos da área do Ensino de Ciências, os quais foram submetidos a um mapeamento. A pesquisa evidenciou a importância da utilização de Instrumentos Pedagógicos no Ensino de Ciências como forma de potencializar a compreensão do conhecimento científico e apontou como instrumentos mais utilizados: a experimentação, atividades investigativas, jogos didáticos e outros. Os resultados indicam que o uso de Instrumentos Pedagógicos ancorado na mediação do professor pode contribuir para o aprendizado e para o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores dos alunos.
Resumen : The paper contemplates the mapping topic about the Pedagogical Instruments in Science Teaching. The main goal was to identify the kinds of Pedagogical Instruments, the grade levels,and also, identify the purpose in Pedagogical Instruments chosen. The methodology contemplated a bibliographic review about the Pedagogical Instruments with Science Teaching. The data were obtained from published articles in four MAGAZINES in Science Teaching areas, which were submitted to a mapping. The research emphasizes the importance of using Pedagogical Instruments in Science Teaching as a way to build scientific knowledge and revealed as the most used instruments: experimentation , investigatory activities, educational games and educational practices. The results indicate that the use of Pedagogical Instruments anchored with the teacher’s mediation can contribute to the learning and to the development of the Superior Psychological Functions.
Palabras clave : Ensino
Experimentação
Mediação pedagógica
Desenvolvimento humano
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6561
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FIN.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.