Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6583
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento psicolinguístico e ensino: revisão sistemática de literatura
Autor(es): Pizolotto, Janaina
Primeiro Orientador: Finger-Kratochvil, Claudia
Primeiro membro da banca: Back, Angela Di Palma
Segundo membro da banca: Bettoni, Melissa
Terceiro membro da banca: Marchesan, Ani Carla
Resumo: A leitura é um desafio a mente humana, à vista disso, ler proficientemente é habilidade para poucos. Por sua vez, desenvolver habilidades proficientes de leitura é tarefa educacional, condicionada ao conhecimento do professor sobre os processos cognitivos e linguísticos inerentes ao processamento da leitura. Esta pesquisa objetivou, por meio de uma revisão sistemática de literatura, do período de 2012-2022, nas bases de dados do Portal Capes, Google Scholar e Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), identificar, sistematizar e analisar os conhecimentos e habilidades essenciais ao professor formador de leitores, apontados pela psicolinguística. Para a sistematização dos resultados, o modelo de compreensão em leitura de Scarborough – The Reading Rope (2001) – foi usado. Os resultados apontam 42 estudos relevantes, dos quais 50% (21 trabalhos) destacam o processo de representação da palavra, 21,4% (9 trabalhos) o processo de compreensão e 28,6% (12 trabalhos) ambos os processos. De maneira geral, os resultados chamam a atenção para a importância do conhecimento psicolinguístico do professor no ensino e desenvolvimento das habilidades de compreensão leitora, sugerindo a necessidade de se (re)-pensar a formação docente, a partir de uma concepção de ensino voltada para a psicolinguística, com a compreensão básica dos processos cognitivos e linguísticos envolvidos no desenvolvimento da leitura.
Abstract/Resumen: Reading is a challenge to the human mind, in view of this, reading proficiently is a skill for few. In turn, developing proficient reading skills is an educational task, subject to the teacher's knowledge of the cognitive and linguistic processes inherent in reading processing. This research aimed, through a systematic literature review, from the period 2012-2022, in the databases of Portal Capes, Google Scholar and the Brazilian Library of Theses and Dissertations (BDTD), to identify, systematize and analyze the essential knowledge and skills to the teacher who trains readers, pointed out by psycholinguistics. To systematize the results, Scarborough's reading comprehension model – The Reading Rope (2001) – was used. The results point to 42 relevant studies, of which 50% (21 papers) highlight the word representation process, 21.4% (9 papers) the comprehension process and 28.6% (12 papers) both processes. In general, the results draw attention to the importance of the teacher's psycholinguistic knowledge in teaching and developing reading comprehension skills, suggesting the need to (re)think teacher training from a teaching concept focused on psycholinguistics, with a basic understanding of the cognitive and linguistic processes involved in the development of reading.
Palavras-chave: Psiconlinguística
Linguística
Formação continuada de professores
Leitura
Ensino e aprendizagem
Revisão sistemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6583
Data do documento: 11-Abr-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIZOLOTTO.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.