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Tipo: Dissertação
Título: Corpos à margem: performance e performatividade queer nos espaços de representação em Chapecó/SC
Autor(es): Nalin, Vinicios
Primeiro Orientador: Campos, Fernando Rossetto Gallego
Primeiro membro da banca: Catalão, Igor de França
Segundo membro da banca: Ornat, Marcio
Resumo: Essa pesquisa parte das inquietações e necessidades de olhar para as corporeidades queers chapecoenses e a forma como suas existências são negadas pela heterocisnormatividade e pelo poder hegemônico em uma cidade média e interiorana. Desta forma, a presente dissertação tem como objetivo compreender a luta dos corpos queers por emancipação e pertencimento espacial na cidade de Chapecó/SC. Propõe-se aqui um diálogo que se estabeleça pela relação entre corpo e espaço, feita por meio da interdisciplinaridade entre Geografia e outras áreas, como Arquitetura e Urbanismo, Filosofia, Sociologia e História. A pesquisa é desdobrada, então, pelos objetivos específicos de: (i) analisar a performance e performatividade dos corpos queers no espaço social de Chapecó/SC; (ii) compreender os espaços de representação queers em suas conjunturas dinâmicas, pela forma como são construídas suas territorialidades; (iii) identificar as marcas no espaço como hospedeiras e geradoras das experiências efêmeras e memorísticas; e (iv) caracterizar o corpo queer chapecoense e suas experiências espaciais na cidade de Chapecó/SC. Para isso, parte-se das leituras corpóreas e espaciais vividas pelas tribos dissidentes na cidade, a fim de que seja construída a pesquisa e aproximação ao objeto empírico, estruturando a dissertação em três capítulos: Encontro, Acesso e Contato. No primeiro capítulo, Encontro, em um aspecto mais teórico e conceitual, são articulados autores como Butler, Preciado e Maffesoli. Destaca-se como a dissidência corpórea é fundamentada no rompimento da heterocisnormatividade, subvertendo a identidade e a performatividade enquanto produtoras e reprodutoras de espaços afetuais, percorrendo pelas geografias de gênero e sexualidades e pela organicidade das vivências tribais. Neste capítulo, é feita uma aproximação inicial às corporeidades queers chapecoenses através da ferramenta Relief Maps, aplicada a cinco participantes, apontando um direcionamento mais preciso ao trabalho de campo dos demais capítulos. No segundo capítulo, Acesso, toma-se como base para a espacialidade o uso do conceito dos espaços de representação. A partir da leitura de Lefebvre, Soja e outros autores, é elaborada uma estrutura do espaço de representação queer, composto pelas categorias centrais (identidade, performance e performatividade e prática social queer), expressas nas categorias de análise espacial (símbolos, mitos/ritos e altares), que se manifestam nas vivências ritualísticas e orgiásticas das tribos percebidas nas observações de campo. O terceiro capítulo, Contato, é fundamentalmente empírico, percorrendo as experiências sócio-espaciais e identitárias de cinco participantes entrevistadas, que representam corporeidades dissidentes chapecoenses, com as quais dialogamos ao longo da pesquisa e complementam nossos objetivos Corpos à margem | 9 de compreendermos a espacialidade queer na cidade. Como resultantes, percebemos que essas corporeidades queers têm por interesse usar da rua como locus para construção de seu espaço de representação, onde as identidades celebrem suas manifestações simbólicas e ritualísticas. Entretanto, em meio aos seus ritos, as identidades dissidentes são perseguidas e marginalizadas pelos marcadores simbólicos de gênero, raça e sexualidade. As vivências transgressoras das corporeidades em questão se espacializam, então, na sua produção de contraespaços, que surgem através do tensionamento às normativas hegemônicas e são caracterizados como espaços de luta e pertencimento social.
Abstract/Resumen: This research stems from the concerns and needs of looking at the queer corporealities in Chapecó and how their existence is denied by heterocisnormativity and hegemonic power in a medium-sized city with rural characteristics. Thus, this dissertation aims to understand the struggle of queer bodies for emancipation and spatial belonging in the city of Chapecó, Santa Catarina. It proposes a dialogue established through the relationship between body and space, achieved through interdisciplinary approaches between Geography and other fields such as Architecture and Urbanism, Philosophy, Sociology, and History. The research is unfolded through the specific objectives of: (i) analyzing the performance and performativity of queer bodies in the social space of Chapecó; (ii) understanding the representation spaces of queerness in their dynamic contexts, considering the construction of their territorialities; (iii) identifying spatial marks as hosts and generators of ephemeral and mnemonic experiences; and (iv) characterizing the Chapecó queer body and its spatial experiences in the city. To achieve this, the research begins with bodily and spatial readings experienced by dissident tribes in the city to construct the research and approach the empirical object, structuring the dissertation into three chapters: Encounter, Access, and Contact. In the first chapter, Encounter, a more theoretical and conceptual aspect, authors such as Butler, Preciado, and Maffesoli are articulated. It highlights how bodily dissidence is based on breaking heterocisnormativity, subverting identity and performativity as producers and reproducers of affective spaces, traversing gender and sexuality geographies and the organicity of tribal experiences. In this chapter, an initial approach to the queer corporealities in Chapecó is made through the Relief Maps tool, applied to five participants, providing a more precise direction for the fieldwork in the remaining chapters. In the second chapter, Access, the concept of representation spaces is used as the basis for spatiality. Building on the works of Lefebvre, Soja, and other authors, a structure of the queer representation space is elaborated, composed of central categories (identity, performance and performativity, and queer social practice), expressed through spatial analysis categories (symbols, myths/rituals, and altars), which manifest in the ritualistic and orgiastic experiences of the tribes observed during field observations. The third chapter, Contact, is fundamentally empirical, exploring the socio-spatial and identity experiences of five interviewed participants representing dissident corporealities in Chapecó, with whom we engaged throughout the research and who complement our objectives of understanding queer spatiality in the city. As a result, we perceive that these queer corporealities are interested in using the street as a locus for the construction of their representation space, where identities celebrate their symbolic and ritualistic manifestations. However, amidst their rites, dissidente Corpos à margem | 11 identities are persecuted and marginalized by symbolic markers of gender, race, and sexuality. The transgressive experiences of the corporealities in question are spatialized through their production of counter-spaces, emerging through tensioning against hegemonic norms and characterized as spaces of struggle and social belonging.
Palavras-chave: Geografia
LGBTQIAP+
Gênero (grupos sociais)
Teoria queers
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6587
Data do documento: 13-Abr-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

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