Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6588
Type: Dissertação
Title: Referência à primeira pessoa do plural em uma amostra de literatura infantojuvenil catarinense
Author: Lehr, Elizane Aparecida
First advisor: Snichelotto, Cláudia Andrea Rost
metadata.dc.contributor.referee1: Monguihott, Isabel de Oliveira e Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Gutierres, Athany
Resume: Esta dissertação está centrada na investigação da alternância das formas pronominais de referência à primeira pessoa do plural, nós e a gente, em uma amostra de 16 obras da literatura infantojuvenil produzidas em Santa Catarina, a partir da década de 1950 até a década atual. O referencial teórico encontra-se fundamentado na teoria Sociolinguística Variacionista, de Weinreich, Labov, Herzog, 2006 [1968]. A pesquisa adotou a metodologia quali-quantitativa, por amostragem, na análise de 16 obras infantojuvenis, escritas por 14 autores catarinenses. A motivação para esse estudo surgiu da percepção da pesquisadora, no exercício do ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas e particulares de Chapecó/SC, da presença da variação e mudança pronominal no cotidiano escolar e em alguns textos da literatura brasileira. Esta pesquisa justifica-se, em nosso entender, por contribuir para a descrição da realidade sociolinguística da Língua Portuguesa brasileira, e em seu uso efetivo, heterogêneo e sistemático. Os resultados gerais levantados por nossa pesquisa a partir de uma amostra de obras da literatura infantojuvenil publicadas em Santa Catarina desde a década de 1950 até a década atual, identificaram 501 ocorrências das formas pronominais de primeira pessoa do plural, dos quais 80% referem a preferência à forma canônica e 20% variante inovadora.
Abstract: Esta disertación se centra en la investigación de la alternancia de las formas pronominales de referencia a la primera persona del plural, "nós" y "a gente", en una muestra de 16 obras de la literatura infantil y juvenil producidas en Santa Catarina, desde la década de 1950 hasta la actualidad. El marco teórico se basa en la teoría sociolingüística variacionista de Weinreich, Labov, Herzog, 2006 [1968]. La investigación adoptó una metodología cuali-cuantitativa, mediante muestreo, en el análisis de 16 obras de literatura infantil y juvenil escritas por 14 autores catarinenses. La motivación para este estudio surgió de la percepción de la investigadora, en el ejercicio de la enseñanza de la lengua portuguesa en escuelas públicas y privadas de Chapecó/SC, de la presencia de la variación y el cambio pronominal en el cotidiano escolar y en algunos textos de la literatura brasileña. Esta investigación se justifica, en nuestra opinión, por contribuir a la descripción de la realidad sociolingüística de la lengua portuguesa brasileña, y en su uso efectivo, heterogéneo y sistemático. Los resultados generales obtenidos por nuestra investigación a partir de una muestra de obras de literatura infantil y juvenil publicadas en Santa Catarina desde la década de 1950 hasta la actualidad, identificaron 501 ocurrencias de las formas pronominales de primera persona del plural, de las cuales el 80% se refiere a la preferencia por la forma canónica y el 20% por la variante innovadora.
Keywords: Línguistica
Língua Portuguesa
Pronomes pessoais de primeira pessoa do plural
Português do Brasil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6588
Issue Date: 13-Apr-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEHR.pdf4.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.