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Tipo: Dissertação
Título: Referência à primeira pessoa do plural em uma amostra de literatura infantojuvenil catarinense
Autor(es): Lehr, Elizane Aparecida
Primeiro Orientador: Snichelotto, Cláudia Andrea Rost
Primeiro membro da banca: Monguihott, Isabel de Oliveira e Silva
Segundo membro da banca: Gutierres, Athany
Resumo: Esta dissertação está centrada na investigação da alternância das formas pronominais de referência à primeira pessoa do plural, nós e a gente, em uma amostra de 16 obras da literatura infantojuvenil produzidas em Santa Catarina, a partir da década de 1950 até a década atual. O referencial teórico encontra-se fundamentado na teoria Sociolinguística Variacionista, de Weinreich, Labov, Herzog, 2006 [1968]. A pesquisa adotou a metodologia quali-quantitativa, por amostragem, na análise de 16 obras infantojuvenis, escritas por 14 autores catarinenses. A motivação para esse estudo surgiu da percepção da pesquisadora, no exercício do ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas e particulares de Chapecó/SC, da presença da variação e mudança pronominal no cotidiano escolar e em alguns textos da literatura brasileira. Esta pesquisa justifica-se, em nosso entender, por contribuir para a descrição da realidade sociolinguística da Língua Portuguesa brasileira, e em seu uso efetivo, heterogêneo e sistemático. Os resultados gerais levantados por nossa pesquisa a partir de uma amostra de obras da literatura infantojuvenil publicadas em Santa Catarina desde a década de 1950 até a década atual, identificaram 501 ocorrências das formas pronominais de primeira pessoa do plural, dos quais 80% referem a preferência à forma canônica e 20% variante inovadora.
Abstract/Resumen: Esta disertación se centra en la investigación de la alternancia de las formas pronominales de referencia a la primera persona del plural, "nós" y "a gente", en una muestra de 16 obras de la literatura infantil y juvenil producidas en Santa Catarina, desde la década de 1950 hasta la actualidad. El marco teórico se basa en la teoría sociolingüística variacionista de Weinreich, Labov, Herzog, 2006 [1968]. La investigación adoptó una metodología cuali-cuantitativa, mediante muestreo, en el análisis de 16 obras de literatura infantil y juvenil escritas por 14 autores catarinenses. La motivación para este estudio surgió de la percepción de la investigadora, en el ejercicio de la enseñanza de la lengua portuguesa en escuelas públicas y privadas de Chapecó/SC, de la presencia de la variación y el cambio pronominal en el cotidiano escolar y en algunos textos de la literatura brasileña. Esta investigación se justifica, en nuestra opinión, por contribuir a la descripción de la realidad sociolingüística de la lengua portuguesa brasileña, y en su uso efectivo, heterogéneo y sistemático. Los resultados generales obtenidos por nuestra investigación a partir de una muestra de obras de literatura infantil y juvenil publicadas en Santa Catarina desde la década de 1950 hasta la actualidad, identificaron 501 ocurrencias de las formas pronominales de primera persona del plural, de las cuales el 80% se refiere a la preferencia por la forma canónica y el 20% por la variante innovadora.
Palavras-chave: Línguistica
Língua Portuguesa
Pronomes pessoais de primeira pessoa do plural
Português do Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6588
Data do documento: 13-Abr-2023
Nível: Mestrado
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