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Tipo: Dissertação
Título: Alternância de português L1, inglês L2 e francês L3: relações possíveis
Autor(es): Figueredo, Gabriel Rodrigues de
Primeiro Orientador: Horst, Cristiane
Primeiro membro da banca: Kratochvil, Cláudia Finger
Segundo membro da banca: Streb, Beate Reseda
Resumo: Esta dissertação objetiva descrever as alternâncias linguísticas do aluno que tem o português brasileiro como língua materna e inglês e francês como língua estrangeira. Nesse específico estudo, o ensino de línguas se orienta por uma educação para o plurilinguismo (KUCHENBECKER, 2019) ou plurilinguística (HORST e KRUG, 2020). Para isso, nos debruçamos no modelo teórico-metodológico da Dialetologia Pluridimensional e Relacional de Thun (1996, 2005, 2009, 2010) e organizamos o trabalho em objetivos específicos orientados pelas dimensões dialingual, diageracional, diarreferencial e diasexual com a intenção de visualizarmos os fenômenos de alternância considerando fatores sociais distintos e, assim, entender o que influencia nessa realidade de ensino/ aprendizado plurilingue. Os informantes desta pesquisa foram selecionados considerando os critérios: ter português como uma de suas línguas maternas, ser aluno do autor, ser brasileiro que aprende francês, quando já têm nível B2 em inglês. Entrevistamos um total de seis informantes: duas mulheres da Geração I (entre 18 e 36 anos ), duas mulheres da Geração II (mais de 52 anos ) e dois homens da Geração II (entre 18 e 36 anos ). Os dados para esta pesquisa foram coletados através de entrevistas organizadas em quatro momentos: 1) Conversa semidirigida; 2) Produção oral; 3) Produção escrita; e 4) Questionário sobre crenças linguísticas. Os dados foram analisados, representados e posteriormente analisados sob a perspectiva da Educação para o plurilinguismo, considerando as abordagens plurais. Para o objetivo específico de verificar os tipos de influências mais recorrentes entre as línguas conhecidas pelos informantes (dimensão dialingual), encontramos a alternância linguística/ code-switching como fenômeno mais frequente. Para o objetivo específico de identificar a importância da idade e da geração do indivíduo quanto ao aproveitamento de suas L1 e LE na aprendizagem de outras LEs (dimensão diageracional), nossos achados apontaram a geração mais velha como a que mais produziu influências e alternâncias. No objetivo específico de investigar os papéis de gênero no uso e aprendizado de línguas (dimensão diasexual), não encontramos indícios de que o gênero é um fator determinante na produção de influências. Quanto ao objetivo de avaliar as impressões quanto a aspectos positivos e negativos dos indivíduos em relação às línguas e aos seus estudos (dimensão diarreferencial), comprovamos que os informantes veem estes fenômenos como naturais e de forma positiva.
Abstract/Resumen: Ce mémoire vise à décrire les alternances linguistiques d'étudiants qui ont le portugais brésilien comme langue maternelle et l'anglais et le français comme langue étrangère. Dans cette étude spécifique, l'enseignement des langues est guidé par une éducation au plurilinguisme (KUCHENBECKER, 2019) ou plurilinguistique (HORST et KRUG, 2020). Pour cela, nous nous sommes appuyés sur le modèle théorico-méthodologique de la Dialectologie Pluridimensionnelle et Relationnelle de Thun (1996, 2005, 2009, 2010) et avons organisé le travail en objectifs spécifiques guidés par les dimensions dialingue, diagénérationnelle, diaréférentielle et diasexuelle dans le but de visualiser les phénomènes d'alternance en considérant différents facteurs sociaux et, ainsi comprendre ce qui influence cette réalité enseignement / apprentissage plurilingue. Les informateurs de cette recherche ont été sélectionnés en tenant compte des critères : avoir le portugais comme une de langues maternelles, être brésilien qui apprend le français, alors qu'ils ont déjà un niveau B2 en anglais. Nous avons interrogé au total six informateurs : deux femmes de la génération I (entre 18 et 36 ans), deux femmes de la génération II (plus de 52 ans) et deux hommes de la génération II (entre 18 et 36 ans). Les données de cette recherche ont été recueillies par le biais d'entretiens organisés en quatre moments : 1) Conversation semi-dirigée ; 2) production orale ; 3) Production écrite ; et 4) Questionnaire sur les croyances linguistiques. Les données ont été analysées, représentées puis analysées du point de vue de l'éducation au plurilinguisme, en considérant des approches plurielles. Dans le but spécifique de vérifier les types d'influences les plus récurrents entre les langues connues par les informateurs (dimension dialingue), nous avons trouvé le code-switching comme le phénomène le plus fréquent. Dans le but précis d'identifier l'importance de l'âge et de la génération de l'individu quant à l'utilisation de sa langue maternelle et de une langue étrangère dans l'apprentissage d'autres langues étrangères (dimension diagénérationnelle), nos résultats indiquent que l'ancienne génération est celle qui produit le plus d'influences et d'alternances. Avec l'objectif spécifique d'enquêter sur les rôles de genre dans l'utilisation et l'apprentissage de la langue (dimension diasexuelle), nous n'avons pas trouvé de preuve que le genre soit un facteur déterminant dans la production d'influences. Quant à l'objectif d'évaluer les impressions concernant les aspects positifs et négatifs des individus par rapport aux langues et à leurs études (dimension diaréférentielle), nous avons vérifié que les informateurs voient ces phénomènes comme naturels et de manière positive.
Palavras-chave: Linguística
Ensino e aprendizagem
Português do Brasil
Inglês
Francês
Ensino de línguas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6590
Data do documento: 6-Abr-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

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