Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6592
Tipo: Dissertação
Título: A saga indômita de Zeca Vaccariano: "muito além do assalto ao trem pagador"
Autor(es): Matielo, Ernoi Luiz
Primeiro Orientador: Rocha, Humberto José da
Primeiro membro da banca: Machado, Paulo Pinheiro
Segundo membro da banca: Valentini, Delmir Jose
Resumo: Este trabalho faz inferências à marca indelével deixada por José Antonio de Oliveira, o Zeca Vaccariano, na história da primeira metade do século XX, como executor do assalto ao grupo de pagadores da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, ocorrido em 24 de outubro de 1909, no interior do estado de Santa Catarina, Sul do Brasil. Tendo como foco a figura deste personagem histórico, se estabelece como marco temporal aproximado o período entre 1893 e 1930 por corresponder biograficamente com o protagonista e historicamente com um processo de modernização e conflito na região do oeste catarinense. Metodologicamente o trabalho se apoia em pesquisa bibliográfica, documental a partir de registros oficiais e história oral utilizando como balização a perspectiva teórica do Banditismo Social. Deste modo, o objetivo é discutir a atuação de José Antonio de Oliveira, o Zeca Vaccariano, considerando o uso estratégico da violência e suas estreitas relações com o coronelismo no Contestado e região da Fronteira Sul-Brasileira. Inspira a reflexão sobre a linha paradoxal do personagem, que vai do banditismo e o protagonismo do cargo de delegado de polícia.
Abstract/Resumen: Este trabajo hace inferencias a la huella imborrable dejada por José Antonio de Oliveira, Zeca Vaccariano, en la historia de la primera mitad del siglo XX, como ejecutor del asalto al grupo de pagadores del Ferrocarril São Paulo – Rio Grande, que tuvo lugar el 24 de octubre de 1909, en el interior del estado de Santa Catarina, sur de Brasil. Centrándonos en la figura de este personaje histórico, se establece como marco temporal aproximado el período comprendido entre 1893 y 1930, ya que se corresponde biográficamente con el protagonista e históricamente con un proceso de modernización y conflicto en la región occidental de Santa Catarina. Metodológicamente, el trabajo se basa en una investigación bibliográfica y documental basada en registros oficiales e historia oral, utilizando como guía la perspectiva teórica del Bandolerismo Social. De esta manera, el objetivo es discutir la actuación de José Antonio de Oliveira, Zeca Vaccariano, considerando el uso estratégico de la violencia y sus estrechas relaciones con el coronelismo en Contestado y la región Frontera Sur-Brasileña. Inspira la reflexión sobre la línea paradójica del personaje, que va desde el bandolerismo hasta el rol de jefe de policía.
Palavras-chave: Coronelismo
Práticas políticas
Fronteira Sul do Brasil
Zeca Vaccariano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6592
Data do documento: 25-Mai-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATIELO.pdf5,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.