Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6595
Type: Dissertação
Title: Metodologia da linguística ativa na educação básica: o caso das orações subordinadas adjetivas
Author: Valerius, Caroline
First advisor: Marchesan, Ani Carla
metadata.dc.contributor.referee1: Medeiros Junior, Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Guesser, Simone Lúcia
Resume: Este trabalho se dedica ao estudo das orações subordinadas adjetivas, assim chamadas pelos manuais tradicionais, ou sentenças relativas com núcleo nominal, por uma perspectiva teórica baseada em estudos gerativistas. Objetivam-se (i) estudar as propriedades das sentenças relativas; (ii) verificar qual é o papel, apresentado nos documentos oficiais, do trabalho com gramática na Educação Básica; (iii) analisar como as relativas estão apresentadas em um livro didático utilizado na Educação Básica; e (iv) elaborar uma proposta de oficina para trabalhar com as sentenças relativas no Ensino Médio. Este estudo justifica-se pelas dificuldades enfrentadas por professores de escolas em lidar com esse tema no ensino de gramática na Educação Básica de forma adequada e em consonância com as pesquisas linguísticas mais recentes. Além disso, tem-se observado (KENEDY, 2013; PILATI, 2016, 2017; QUAREZEMIN, 2016, 2017; MEDEIROS JUNIOR, 2020) que a inserção das pesquisas linguísticas na sala de aula pode contribuir de forma efetiva para o entendimento do funcionamento da língua, pois o estudo científico da linguagem possibilita ao aluno ter a oportunidade de estudar/observar a língua em seu uso real. Metodologicamente, esta pesquisa se divide em duas partes. A primeira é de revisão de literatura sobre as propriedades das relativas (DE VRIES, 2002; KENEDY, 2003) e sobre a metodologia da aprendizagem linguística ativa (PILATTI, 2017 e trabalhos subsequentes). A segunda é de análise de livro didático (análise documental) e de proposta de oficina para o trabalho com as estruturas relativas na Educação Básica. Espera-se que este trabalho traga contribuições para a descrição e análise das sentenças relativas, bem como para o trabalho com essas sentenças em sala de aula.
Abstract: Este trabajo está dedicado al estudio de las oraciones subordinadas adjetivas (así llamadas por los manuales tradicionales) u oraciones de relativo con núcleo nominal desde una perspectiva teórica (basada en estudios generativos) y práctica (basada en estudios de transposición didáctica). Por tanto, el objetivo es: (i) estudiar las propiedades de las oraciones relativas; (ii) verificar cuál es el papel, presentado en los documentos oficiales, del trabajo con la gramática en la Educación Básica; (iii) analizar cómo se presentan los relativos en un libro de texto utilizado en Educación Básica; y (iv) elaborar una propuesta de taller para trabajar con oraciones relativas en secundaria. Este estudio se justifica por las dificultades que enfrentan los docentes escolares para tratar este tema en la enseñanza de la gramática en la Educación Básica de forma adecuada y en consonancia con las investigaciones linguísticas más recientes. Además, se ha observado (KENEDY, 2013; PILATI, 2016, 2017; QUAREZEMIN, 2016, 2017; MEDEIROS JUNIOR, 2020) que la inserción de la investigación linguística en el aula puede contribuir efectivamente a la comprensión del funcionamiento del linguaje y lengua, porque el estudio científico de la lengua permite al estudiante tener la oportunidad de estudiar/observar la lengua en su uso real. Metodológicamente, esta investigación se divide en dos partes. El primero es una revisión de la literatura sobre las propiedades del relativo (DE VRIES, 2002; KENEDY, 2003) y sobre la metodología del aprendizaje activo de idiomas (PILATTI, 2017 y trabajos posteriores). El segundo es un análisis de libro didactico (análisis de documentos) y una propuesta de taller para trabajar con estructuras relativas en Educación Básica. Se espera que este trabajo traiga aportes a la descripción y análisis de oraciones de relativorelativas, así como al trabajo con estas oraciones en el aula.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Grámatica
Educação escolar
Educação básica
Livro didático
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6595
Issue Date: 18-Apr-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALERIUS.pdf1.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.