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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Lísia Regina-
dc.date.accessioned2023-06-16T14:11:52Z-
dc.date.available2023-06-16-
dc.date.available2023-06-16T14:11:52Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6604-
dc.description.resumoEsta pesquisa faz parte das atividades realizadas do Pós-Doutorado em Psicologia, que foi realizado no período de 01/03/2022 a 28/02/2023, na PUC-Campinas, com a supervisão da Profa Dra. Vera Lucia Trevisan de Souza, que integra o Programa de Pós-graduação em Psicologia. A evasão universitária é um fenômeno crescente no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2019, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, houve um aumento significativo na evasão universitária, tendo em vista que a taxa de desistência do curso de ingresso na rede federal de ensino chegou a 52%, na rede estadual atingiu 46% e na rede privada 62% (Brasil, 2020). Isto nos leva refletir que o ingresso na Universidade se caracteriza como um momento de transição e rupturas na vida estudantil, a passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior é marcado por um período de grandes mudanças e adaptações na vida dos estudantes. Os jovens se deparam com um novo contexto de desenvolvimento, que apresenta novas exigências acadêmicas e novas relações sociais, demandando dos estudantes novas aprendizagens e adaptações, frente às mudanças inerentes à experiência universitária, tais como corresponder às exigências de desempenho, ajustamento as novas regras da instituição e aos novos colegas, professores e equipe técnica. O acesso a universidade, compreendido como um momento de grande satisfação, pode se tornar um problema no que diz respeito à adaptação a essa nova realidade, marcado pelo rendimento acadêmico negativo, evasão universitária e sofrimento psíquico (Oliveira et al, 2014; Kafrouni, Domingues & Antunes, 2020). Segundo os dados da IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras, realizada no ano de 2014, a sessão sobre dificuldade estudantil, identificou que 86,09% dos estudantes encontram dificuldades que interferem significativamente em sua vida ou no seu contexto acadêmico. As dificuldades financeiras aparecem com maior frequência, seguida de outras dificuldades como: carga excessiva de trabalhos estudantis; falta de disciplina/hábito de estudo; dificuldades com adaptação a novas situações; relação professor/aluno; dificuldades de acesso a materiais e meios de estudo; dificuldades com relacionamento familiar e com relacionamento social e interpessoal; carga horária excessiva de trabalho; dificuldade de aprendizado e nas relações amorosas/conjugais (ANDIFES, 2016).pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectCurso de graduaçãopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.titleA evasão no ensino superior público, na perspectiva dos estudantes dos cursos de licenciaturapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.relation.ispartof3A evasão no ensino superior público, na perspectiva dos estudantes dos cursos de licenciaturapt_BR
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