Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6604
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Lísia Regina | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T14:11:52Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16 | - |
dc.date.available | 2023-06-16T14:11:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6604 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa faz parte das atividades realizadas do Pós-Doutorado em Psicologia, que foi realizado no período de 01/03/2022 a 28/02/2023, na PUC-Campinas, com a supervisão da Profa Dra. Vera Lucia Trevisan de Souza, que integra o Programa de Pós-graduação em Psicologia. A evasão universitária é um fenômeno crescente no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2019, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, houve um aumento significativo na evasão universitária, tendo em vista que a taxa de desistência do curso de ingresso na rede federal de ensino chegou a 52%, na rede estadual atingiu 46% e na rede privada 62% (Brasil, 2020). Isto nos leva refletir que o ingresso na Universidade se caracteriza como um momento de transição e rupturas na vida estudantil, a passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior é marcado por um período de grandes mudanças e adaptações na vida dos estudantes. Os jovens se deparam com um novo contexto de desenvolvimento, que apresenta novas exigências acadêmicas e novas relações sociais, demandando dos estudantes novas aprendizagens e adaptações, frente às mudanças inerentes à experiência universitária, tais como corresponder às exigências de desempenho, ajustamento as novas regras da instituição e aos novos colegas, professores e equipe técnica. O acesso a universidade, compreendido como um momento de grande satisfação, pode se tornar um problema no que diz respeito à adaptação a essa nova realidade, marcado pelo rendimento acadêmico negativo, evasão universitária e sofrimento psíquico (Oliveira et al, 2014; Kafrouni, Domingues & Antunes, 2020). Segundo os dados da IV Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras, realizada no ano de 2014, a sessão sobre dificuldade estudantil, identificou que 86,09% dos estudantes encontram dificuldades que interferem significativamente em sua vida ou no seu contexto acadêmico. As dificuldades financeiras aparecem com maior frequência, seguida de outras dificuldades como: carga excessiva de trabalhos estudantis; falta de disciplina/hábito de estudo; dificuldades com adaptação a novas situações; relação professor/aluno; dificuldades de acesso a materiais e meios de estudo; dificuldades com relacionamento familiar e com relacionamento social e interpessoal; carga horária excessiva de trabalho; dificuldade de aprendizado e nas relações amorosas/conjugais (ANDIFES, 2016). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-06-16T10:18:04Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA.pdf: 6876196 bytes, checksum: 09f4bcdd139b0dc8659ed97b79f7e37a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-06-16T14:11:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA.pdf: 6876196 bytes, checksum: 09f4bcdd139b0dc8659ed97b79f7e37a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-16T14:11:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA.pdf: 6876196 bytes, checksum: 09f4bcdd139b0dc8659ed97b79f7e37a (MD5) Previous issue date: 2023-02-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Universidade pública | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Curso de graduação | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | A evasão no ensino superior público, na perspectiva dos estudantes dos cursos de licenciatura | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.relation.ispartof3 | A evasão no ensino superior público, na perspectiva dos estudantes dos cursos de licenciatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERREIRA.pdf | 6,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.