Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scheffer, Nilce Fátima-
dc.contributor.referee1Pereira, Luiz Henrique Ferraz-
dc.contributor.referee2Pasa, Barbara Cristina-
dc.contributor.referee3Sartori, Jerônimo-
dc.creatorCrozetta, Clademir Kaique-
dc.date2023-04-28-
dc.date.accessioned2023-06-19T16:51:35Z-
dc.date.available2023-06-11-
dc.date.available2023-06-19T16:51:35Z-
dc.date.issued2023-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6610-
dc.description.abstractThis research is inserted in the line: Research in Pedagogical Processes, Policies and Educational Management, of the Graduate Program - Professional Master's in Education -PPGPE of the Federal University of Fronteira Sul - UFFS Campus Erechim - RS. The objective of this research is to investigate how teachers who teach Mathematics in the municipality of Concórdia-SC didactically reinvented themselves in the year 2020, in the face of the pandemic and a Hybrid/Remote/EAD teaching model and, in view of this, systematize, discuss and analyze what was the teacher training process in this region, and list the role of the Use of Digital Technologies in Mathematics Teaching from this lived context. The study is qualitative and, for data collection, questionnaires were used. For data analysis, the Content Analysis proposed by Bardin (2016) was used. 17 Mathematics teachers from the Municipal and State networks of the city of Concórdia - SC participated in the research. The results obtained from the content analysis show the little incentive to use digital technologies and, when suggested, are related to instruments to support activities in the classroom. In addition, it is noted that teacher training is still vague, and that in order to have results, it needs to be continuous and organized according to the needs of each space. The Educational product of this research was modeled around a pedagogical training for mathematics teachers, with the main topic being the use of the Geogebra software.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa está inserida na linha: Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação -PPGPE da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Erechim - RS. O objetivo dessa pesquisa é investigar como professores que ensinam Matemática do município de Concórdia-SC se reinventaram didaticamente no ano de 2020, frente à pandemia e a um modelo de ensino Híbrido/Remoto/EAD e diante disso, sistematizar, discutir e analisar qual foi o processo de formação de professores nessa região, e elencar qual foi o papel da Utilização das Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática a partir desse contexto vivido. O estudo é qualitativo e, para a coleta de dados, utilizou-se questionários. Para análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdos proposta por Bardin (2016). Participaram da pesquisa 17 professores de Matemática das redes Municipal e Estadual do município de Concórdia - SC. Os resultados obtidos a partir da análise do conteúdo evidenciam o pouco incentivo ao uso de tecnologias digitais e, quando sugeridas, estão relacionadas a instrumentos de apoio das atividades em sala de aula. Além disso, nota-se que a formação de professores ainda é vaga, e que para ter resultados é necessária que ela seja contínua e organizada de acordo com a necessidade de cada espaço. O Produto Educacional desta pesquisa, modelou-se ao entorno de uma formação pedagógica para professores de matemática, com tópico principal, a utilização do software Geogebra.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-06-16T17:38:23Z No. of bitstreams: 1 CROZETTA.pdf: 1792640 bytes, checksum: 05672339fa046a1d7aa5302573a4408d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-06-19T16:51:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CROZETTA.pdf: 1792640 bytes, checksum: 05672339fa046a1d7aa5302573a4408d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-19T16:51:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CROZETTA.pdf: 1792640 bytes, checksum: 05672339fa046a1d7aa5302573a4408d (MD5) Previous issue date: 2023-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectTecnologias na Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.titleA formação de professores de matemática com tecnologias digitais na educação básica: propostas e discussões após 2020pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CROZETTA.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.