Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6610
Type: Dissertação
Title: A formação de professores de matemática com tecnologias digitais na educação básica: propostas e discussões após 2020
Author: Crozetta, Clademir Kaique
First advisor: Scheffer, Nilce Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Luiz Henrique Ferraz
metadata.dc.contributor.referee2: Pasa, Barbara Cristina
metadata.dc.contributor.referee3: Sartori, Jerônimo
Resume: Esta pesquisa está inserida na linha: Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação -PPGPE da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus Erechim - RS. O objetivo dessa pesquisa é investigar como professores que ensinam Matemática do município de Concórdia-SC se reinventaram didaticamente no ano de 2020, frente à pandemia e a um modelo de ensino Híbrido/Remoto/EAD e diante disso, sistematizar, discutir e analisar qual foi o processo de formação de professores nessa região, e elencar qual foi o papel da Utilização das Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática a partir desse contexto vivido. O estudo é qualitativo e, para a coleta de dados, utilizou-se questionários. Para análise de dados utilizou-se a Análise de Conteúdos proposta por Bardin (2016). Participaram da pesquisa 17 professores de Matemática das redes Municipal e Estadual do município de Concórdia - SC. Os resultados obtidos a partir da análise do conteúdo evidenciam o pouco incentivo ao uso de tecnologias digitais e, quando sugeridas, estão relacionadas a instrumentos de apoio das atividades em sala de aula. Além disso, nota-se que a formação de professores ainda é vaga, e que para ter resultados é necessária que ela seja contínua e organizada de acordo com a necessidade de cada espaço. O Produto Educacional desta pesquisa, modelou-se ao entorno de uma formação pedagógica para professores de matemática, com tópico principal, a utilização do software Geogebra.
Abstract: This research is inserted in the line: Research in Pedagogical Processes, Policies and Educational Management, of the Graduate Program - Professional Master's in Education -PPGPE of the Federal University of Fronteira Sul - UFFS Campus Erechim - RS. The objective of this research is to investigate how teachers who teach Mathematics in the municipality of Concórdia-SC didactically reinvented themselves in the year 2020, in the face of the pandemic and a Hybrid/Remote/EAD teaching model and, in view of this, systematize, discuss and analyze what was the teacher training process in this region, and list the role of the Use of Digital Technologies in Mathematics Teaching from this lived context. The study is qualitative and, for data collection, questionnaires were used. For data analysis, the Content Analysis proposed by Bardin (2016) was used. 17 Mathematics teachers from the Municipal and State networks of the city of Concórdia - SC participated in the research. The results obtained from the content analysis show the little incentive to use digital technologies and, when suggested, are related to instruments to support activities in the classroom. In addition, it is noted that teacher training is still vague, and that in order to have results, it needs to be continuous and organized according to the needs of each space. The Educational product of this research was modeled around a pedagogical training for mathematics teachers, with the main topic being the use of the Geogebra software.
Keywords: Formação de Professores
Tecnologias Digitais
Tecnologias na Educação
Ensino Remoto
Ensino Híbrido
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6610
Issue Date: Apr-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CROZETTA.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.