Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6611
Tipo: Dissertação
Título: Educação de jovens e adultos: sujeitos, formação e trabalho – olhares a partir de documentos curriculares
Autor(es): Marca, Dayana Debora Kiernieff Pereira
Primeiro Orientador: Sanceverino, Adriana Regina
Primeiro membro da banca: Martins Filho, Lourival
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: A presente dissertação objetivou investigar quais as aproximações ou as possibilidades que estão presentes nos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental municipal da EJA na cidade de Erechim, Rio Grande do Sul, para a proposição de uma formação integral para o mundo do trabalho junto aos sujeitos jovens e adultos. Como aporte teórico de investigação para uma visão geral acerca da relação entre a formação integral e o mundo do trabalho na Educação de Jovens e Adultos, foram tomados os autores: Arroyo (2006, 2007 e 2013), Mellucci (2001), Ciavatta (2011), Ventura (2012), Marx e Engels (2001), Moll (2010) e Sanceverino (2016). Com o intuito de aprofundar a compreensão sobre quem são os sujeitos da Educação de Jovens e adultos, utilizaram-se os autores: Castells (1999), Miranda (2017), Cuche (2002), Arroyo (2005), Di Pierro (2005), Gadotti (1995), Neiva (2010) e Freire (1992), já para alicerçar o entendimento da formação integral para o mundo do trabalho na EJA, contou-se, entre vários autores, com Anderson (1995), Almeida e Trevisol (2019), Sanceverino (2017), Cerrati (2007), Dourado (2017), Lombardi e Saviani (2008), Freire (1979, 1987), Moll (2010), Silva (2004), Rummert (2008, 2019), Oliveira e Almeida (2009) e Velis (2018). Em sua metodologia, considera-se a pesquisa de abordagem qualitativa, Prodanov e Freitas (2013), Minayo (1994), Ludke e André (1986), sendo do tipo exploratória e descritiva. Como instrumentos técnicos, utilizou-se da pesquisa bibliográfica Gil (2010), Minayo (1994), AlvesMazzotti (2002) e documental Gil (2002) e Pádua (1997). Por meio da pesquisa bibliográfica, realizaram-se um levantamento e uma análise acerca das produções concernentes ao tema de pesquisa efetuadas nos últimos dez anos. Ademais, a pesquisa documental pretendeu compreender a visão e os princípios da formação integral para o mundo do trabalho na Educação de Jovens e Adultos, que balizam a formação dos sujeitos jovens e adultos da educação municipal, por meio da análise do Plano Municipal de Educação (PNE), Regimento Escolar da instituição foco da pesquisa, bem como do Projeto Político Pedagógico (PPP) dessa instituição de ensino. Quanto à análise dos dados, empregou-se a análise de conteúdo, conforme Bardin (2016). Como produto da presente investigação, elaborou-se um diagnóstico, evidenciando quais aproximações ou possibilidades estão presentes nos documentos curriculares, anos finais do ensino fundamental municipal da EJA, para a proposição a respeito de uma formação integral para o mundo do trabalho junto aos sujeitos jovens e adultos. Assim, foi possível depreender-se, por meio das análises dos documentos curriculares sob a luz do marco teórico, que há, como aproximação da formação integral, a valorização das experiências e dos saberes produzidos pelos sujeitos da EJA, aos quais se pretende atrelar aos conhecimentos científicos, bem como o acolhimento e a busca por proporcionar as condições necessárias para garantir a formação destes educandos. Por outro lado, a presença do incentivo à iniciação profissional no ensino fundamental, anos finais, mostrou-se como um contraponto das intenções de proporcionar uma formação integral mais humana e emancipatória. Esse revés mostrou-se como potencial possibilidade de superação da visão de iniciação profissional sob a ampliação do entendimento a respeito de quem são os sujeitos da EJA, da abordagem do trabalho como ontológico, inerente à história e à ação do homem no mundo e, consequentemente, da formação integral para o mundo do trabalho. Evidenciou-se que os resultados apresentados, por meio do presente trabalho, podem contribuir para a reflexão que se faz necessária por parte de todos os envolvidos na elaboração das diretrizes da EJA municipal de Erechim, colaborando para mais melhorias na práxis pedagógica da Educação de Jovens e Adultos do município.
Abstract/Resumen: The present dissertation aims to investigate which approaches or possibilities are present in the curricular documents of the final years of the municipal fundamental teaching of the EJA in the city of Erechim, Rio Grande do Sul, for a proposition of an integral formation for the world of the work together to young and adult subjects. As a theoretical research contribution for an overview of the relationship between comprehensive training and the world of work in Youth and Adult Education, authors such as Arroyo (2006, 2007 and 2013), Mellucci (2001), Ciavatta (2011), Ventura (2012), Marx and Engels (2001), Moll (2010) and Sanceverino (2016). In order to deepen the understanding of who are the subjects of Youth and Adult Education, the authors Castells (1999), Miranda (2017), Cuche (2002), Arroyo (2005), Di Pierro (2005), Gadotti (1995), Neiva (2010) and Freire (1992), already to underpin the understanding of comprehensive training for the world of work in EJA, counted, among several authors, with Anderson (1995), Almeida and Trevisol (2019 ), Sanceverino (2017), Cerrati (2007), Dourado (2017), Lombardi and Saviani (2008), Freire (1979, 1987), Moll (2010), Silva (2004), Rummert (2008, 2019), Oliveira and Almeida (2009) and Velis (2018). In its methodology, it is considered the research of qualitative approach, Prodanov and Freitas (2013), Minayo (1994), Ludke and André (1986), being of the exploratory and descriptive type. As technical instruments, bibliographical research will be used by Gil (2010), Minayo (1994), AlvesMazzotti (2002) and documentary research by Gil (2002) and Pádua (1997). Through bibliographical research, a survey and analysis of productions concerning the research topic carried out in the last ten years was carried out. The documentary research intended to understand the vision and principles of comprehensive training for the world of work in Youth and Adult Education, which guide the training of young and adult subjects in municipal education, through the analysis of the Municipal Education Plan (PNE) , School Rules of the research institution, as well as the Political Plan (PPP) of the same. As for data analysis, we used content analysis, Bardin (2016). As a product of the present investigation, a diagnosis was elaborated showing which approaches or possibilities are present in the curricular documents, final years of the municipal fundamental education of the EJA, for a proposition of an integral formation for the world of the work next to the young subjects and adults . It was possible to conclude, through the analysis of the curricular documents in the light of the theoretical framework, that there is an approximation of the integral formation to the valorization of the experiences and the knowledge produced by the subjects of the EJA, to which it is intended to link to the scientific knowledge, as well as the reception and a quest to provide the necessary conditions to guarantee the formation of these students. On the other hand, the presence of incentives for professional initiation in fundamental education, in the final years, proved to be a counterpoint to the intentions of providing a more humane and emancipatory comprehensive education. This setback proved to be a potential possibility of overcoming the vision of professional initiation, under the expansion of the understanding about who the subjects of EJA are, the approach of work as ontological, inherent to the history and action of man in the world, and , consequently of comprehensive training for the world of work. It was evident that the results presented through this work can contribute to the reflection that is necessary on the part of all those involved in the elaboration of the guidelines of the municipal EJA of Erechim, collaborating for even more improvements in the pedagogical praxis of the Education of Young People and Adults in the municipality.
Palavras-chave: Sujeitos da EJA
Formação Integral
Trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6611
Data do documento: Abr-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCA.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.