Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6663
Type: Dissertação
Título : Os arcos de Aaron: a representação do personagem gay de The Walking Dead analisada pelo viés do discurso multimodal
Author: Bridi, João Pietro Meili
First advisor: Vojniak, Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Fraga, Gerson Wasen
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Marlon Santa Maria
Resume: A pesquisa traz a série televisiva The Walking Dead - que teve sua 11ª e última temporada exibida em 2022 - como universo de análise. Ao observar a série televisiva, um produto midiático de grande relevância na cultura pop, como um gênero do discurso (BAKHTIN, 1997) constituído de diferentes linguagens e modos semióticos - linguagens sonora, imagética, verbal oral e escrita, cores, efeitos sonoros, enquadramentos, efeitos visuais -, essa pesquisa entende a série televisiva como um gênero multimodal. Para análise de textos multimodais surge, como uma vertente semiótica da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2016), a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; 2006), metodologia adotada para analisar a série The Walking Dead, entendendo que, ao acionar uma ou mais linguagens, um discurso é constituído. A análise busca entender como é representado o personagem gay “Aaron” no mundo inconfundível (RODRIGUES, 2014) da série, buscando responder como são construídos os arcos narrativos do personagem; como sua sexualidade opera para dar significado à sua história e ao enredo geral da série - observando se há uma quebra citacional da sua performance de gênero e sexo; e ainda, quais posições o sujeito assume no discurso da sua narrativa. Para entender a forma de representação, o trabalho tem como base teórica os estudos de Stuart Hall (2016; 2011) em relação a identidade e de Michel Foucault (1988; 2014) em relação à sexualidade e poder. Com isso, traz teóricos como Guacira Lopes Louro (2014; 2001), Judith Butler (2018) e Jeffrey Weeks (2018), vinculando e atualizando os estudos para a contemporaneidade. Essas teorias inferem no decorrer da análise, aprofundando a forma de representação do personagem, bem como o destaque que ele pode receber de acordo com a construção dos episódios e temporadas, o que tem o embasamento teórico de Rodrigo Seabra (2016), Jaqueline Cantore e Marcelo Rubens Paiva (2021) e Sonia Rodrigues (2014), autores que estudam séries televisivas e seus aspectos enquanto um gênero específico. Após a análise da trajetória do personagem, entendemos que a representação de Aaron se dá pelos contextos em que ele é colocado e assim os significados são construídos, levantando não apenas o debate em relação à performance de gênero e sexualidade, como também destacando identidades múltiplas em um único personagem.
Resumen : The research brings forward the TV series “The Walking Dead” - which had its 11th and final season shown in 2022 - as a universe of analysis. By observing the TV series, a media product of great relevance in pop culture, as a speech genre (BAKHTIN, 1997) made up of different languages and semiotic modes - sonourous, imagery, oral verbal , written verbal, colors, sound effects, framing, visual effects -, this research understands the TV series as a multimodal genre. To the analysis of multimodal texts, as a semiotic aspect of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2016), the Grammar of Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 2001; 2006) emerges, the methodology adopted to analyze the series "The Walking Dead", understanding that by activating one or more languages, a discourse is constituted. The analysis search to understand how the gay character “Aaron” is represented in the unmistakable world (RODRIGUES, 2014) of the series, seeking to answer how the character's narrative arcs are constructed; how him sexuality operates, to give meaning to him story and the overall plot of the series - noting whether there is a citational breakdown of him gender and sex performance; and also, which positions the subject assumes in the discourse of his narrative. In order to understand the form of representation, the final paper is based on the studies of Stuart Hall (2016; 2011) in relation to identity and Michel Foucault (1988; 2014), about sexuality and power. With this, it brings theorists such as Guacira Lopes Louro (2014; 2001), Judith Butler (2018) and Jeffrey Weeks (2018), linking and updating the studies for contemporary times. These theories infer during the analysis, deepening the way the character is represented, as well as the prominence he can receive according to the construction of episodes and seasons, which is theoretically based on Rodrigo Seabra (2016), Jaqueline Cantore and Marcelo Rubens Paiva (2021) and Sonia Rodrigues (2014), authors who study TV series and their aspects as a specific genre. After analyzing the character's trajectory, we understand that Aaron's representation is given by the contexts in which he is placed and thus the meanings are constructed, raising not only the debate in relation to the performance of gender and sexuality, but also highlighting multiple identities in a single character.
Palabras clave : cultura pop
homossexualidade
identidade
linguagem
séries televisivas
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6663
Fecha de publicación : 26-jun-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRIDI.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.