Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6664
Type: Dissertação
Título : A pedagogia do movimento sem terra a partir do olhar dos estudantes do Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA)
Author: Jung, Anelise Mara
First advisor: Silva, Émerson Neves da
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee2: Vitória, Fernando Bilhalva
Resume: Este trabalho tem o objetivo de analisar a experiência dos estudantes que estão inseridos no Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA), considerando principalmente as experiências dos jovens dentro do Instituto. O espaço adota o método da Pedagogia da Alternância e o objetivo é ver quais são as possibilidades de adotar o método em outros espaços formativos. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feito o uso da análise documental e bibliográfica associada ao uso das entrevistas que farão parte dos resultados da pesquisa. Foram entrevistados 20 alunos, dos quais foram selecionadas as entrevistas mais completas de acordo com o assunto desenvolvido. Os resultados mostram que os alunos têm bastante afinidade com o método adotado pelo instituto, que esta forma de ensino é bastante eficaz e que os mesmos se identificam com a proposta, logo, há sim a possibilidade dela ser utilizada em outros espaços.
Resumen : The objective of this study is to analyze the pedagogical experience of the Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária – ITERRA, considering mainly the experiences of young people within the Institute. This space adopts the Pedagogy of Alternation method and the objective is to see the possibilities of adopting the method in other training spaces. For the development of the research, documental and bibliographical analysis was used, associated with the use of interviews that will be part of the research results. 20 students were interviewed, from which the most complete interviews were selected according to the subject developed. The results show that students have a lot of affinity with the method adopted by the institute, that this form of teaching is quite effective and that they identify with the proposal, so, there is indeed the possibility of it being used in other spaces.
Palabras clave : movimentos sociais
luta
sem-terra
educação
ITERRA
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6664
Fecha de publicación : abr-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JUNG.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.