Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Richit, Adriana-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana-
dc.contributor.referee2Colling, Juliane-
dc.creatorRocha, Aline Ongaratto da-
dc.date2023-07-12-
dc.date.accessioned2023-08-03T12:23:52Z-
dc.date.available2023-07-26-
dc.date.available2023-08-03T12:23:52Z-
dc.date.issued2023-07-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6683-
dc.description.abstractThe present work consists of analyzing anxiety and its consequences on the mathematical training of academics of the degree course in Pedagogy of the Federal University of the Southern Frontier - campus Erechim/RS. The research, of a qualitative nature, is theoretically based on the concept of anxiety, of its symptoms and its consequences. To carry out the investigation, we elaborated, using as a data collection tool, an electronic questionnaire with open-ended questions to collect information and data that could demonstrate in practice, the experiences of students in the Degree in Pedagogy from the Federal University of the Southern Frontier – Erechim campus. The research is structured into three main themes: student profile; experiences and academic experiences that generate anxiety; anxiety and learning and mathematical training. The objective is to meet the ethical aspects from the choice of the object and theme of study, considering the methodological delimitations, data search, contribution of the interviewees, Search for articles and scientific publications, analysis of the results, among others. It is part of the umbrella research project led by the supervising professor, titled as Professional Development of Teachers (RICHIT, 2021). In view of the answers obtained through the questionnaire, it was analyzed, the results were interpreted and related to their symptoms and sensations. Psychosomatic makes it possible to listen, observe, analyze what is hidden, unsaid, not expressed and revealed through words, that is, what the body and the system subtly reveal, through complaints, symptoms or diseases. In the course of work, it also addresses mathematics and its curricular restructuring, over the years and the structuring of the Pedagogy Course of the Federal University of the Southern Border, Erechim campus.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em analisar a ansiedade e suas consequências na formação matemática de acadêmicos do curso licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim/RS. A pesquisa, de natureza qualitativa, está fundamentada teoricamente no conceito de ansiedade, de seus sintomas e de suas consequências. Para realização da investigação, elaboramos, utilizando como ferramenta de coleta de dados, um questionário eletrônico com questões abertas para coletar informações e dados que pudessem demonstrar na prática as vivências dos alunos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim. A pesquisa está estruturada em três temas principais: perfil do acadêmico; experiências e vivências acadêmicas geradoras de ansiedade; ansiedade e aprendizagem e formação matemática. Objetiva-se atender aos aspectos éticos desde a escolha do objeto e tema de estudo, considerando as delimitações metodológicas, busca de dados, contribuição dos entrevistados, busca por artigos e publicações científicas, análise dos resultados, entre outros. Insere-se no projeto de pesquisa guarda-chuva da professora orientadora, intitulada como Desenvolvimento Profissional de Professores (RICHIT, 2021). Frente às respostas obtidas por meio do questionário, analisouse, interpretou-se e relacionou-se os resultados com seus sintomas e sensações. A psicossomática possibilita escutar, observar, analisar o que está oculto, não dito, não expressado e revelado por meio de palavras, isto é, o que o corpo e o sistema sutilmente vão revelando, por meio de queixas, sintomas ou doenças. No decorrer do trabalho, também se aborda a matemática e a sua reestruturação curricular ao longo dos anos e a estruturação do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-07-31T16:45:28Z No. of bitstreams: 1 ROCHA.pdf: 1091447 bytes, checksum: c12d98faf36453ff5e255779fe85ef76 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-03T12:23:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROCHA.pdf: 1091447 bytes, checksum: c12d98faf36453ff5e255779fe85ef76 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-03T12:23:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROCHA.pdf: 1091447 bytes, checksum: c12d98faf36453ff5e255779fe85ef76 (MD5) Previous issue date: 2023-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPsicossomáticapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleAnsiedade e suas consequências na formação matemática de acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim-RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.