Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6720
Tipo: Monografia
Título: A ambientalização curricular no curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul
Autor(es): Michels, Gabrieli
Primeiro Orientador: Borges, Ceyça Lia Palerosi
Resumo: O aumento da problemática ambiental vivenciado nos últimos anos mostra a urgência em construir uma sociedade atuante na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, pensando no desenvolvimento de maneira que as questões econômicas tenham a mesma importância que as questões sociais e ambientais. Porém, para que isso aconteça é necessário termos profissionais conscientes e atuantes nas suas práticas atreladas à preservação da natureza e dos recursos naturais. Para alcançar essa consciência, no ensino superior, a ambientalização curricular propicia uma formação na qual o meio ambiente esteja no cerne do aprendizado, não havendo a formação profissional deslocada da consciência ambiental, e estabelece um compromisso do papel desse profissional na construção de uma sociedade sustentável. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo verificar a presença da temática ambiental no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul- PR. Para atender ao objetivo proposto, foi realizado um resgate histórico da criação do curso de Ciências Biológicas, a caracterização do curso e a seleção de disciplinas em que a temática ambiental estava presente, para que posteriormente fosse verificada a presença das categorias da ambientalização curricular propostas pela Rede ACES, buscando compreender quais práticas docentes fortalecem essa ambientalização. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como aplicada com o uso do método qualitativo, descritiva e exploratória. Para a análise dos dados, foi realizada a pesquisa documental e entrevistas semiestruturada com o coordenador do curso e os docentes das disciplinas selecionadas. Foram selecionados 22 componentes curriculares (CCRs), para ser analisada a presença das 10 categorias da Rede ACES nas suas propostas de ensino e aprendizado. Quanto às dificuldades encontradas relacionadas à adesão das categorias da ambientalização curricular nas práticas dos docentes entrevistados, foram evidenciadas questões relacionadas a uma formação tradicional do docente, a falta de tempo dos docentes em propor a articulação dos conhecimentos teóricos às questões práticas, a inserção de metodologias ativas, da interdisciplinaridade e da extensão para propiciar um maior senso crítico e atuante. Entretanto, quando a presença das categorias da ambientalização curricular foi evidenciada, o comprometimento dos docentes é o diferencial, possibilitando que a conscientização ambiental dos discentes aconteça juntamente com o aprendizado técnico, através de atividades práticas e de extensão em que o aluno é ativo no processo de aprendizagem, buscando a interdisciplinaridade e diferentes metodologias adequadas ao conteúdo aprendido.
Abstract/Resumen: The increase in environmental problems experienced in recent years shows the urgency of building a society that is active in preserving the environment and natural resources, thinking about development in such a way that economic issues have the same importance as social and environmental issues. However, for this to happen, we need professionals who are aware and active in their practices linked to the preservation of nature and natural resources. To achieve this awareness, in higher education, curricular environmentalization provides training in which the environment is at the heart of learning, with professional training not displaced from environmental awareness, and establishes a commitment to the role of this professional in building a sustainable society . In this context, this research aimed to verify the presence of the environmental theme in the Biological Sciences Degree course at the Federal University of Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul-PR. To meet the proposed objective, a historical review of the creation of the Biological Sciences course was carried out, the characterization of the course and the selection of disciplines in which the environmental theme was present, so that the presence of the categories of curricular environmentalization proposed by the ACES Network, seeking to understand which teaching practices strengthen this environmentalization. Therefore, this research is characterized as applied using a qualitative, descriptive and exploratory method. For data analysis, documental research and semi structured interviews were carried out with the course coordinator and the professors of the selected disciplines. 22 curricular components (CCRs) were selected to analyze the presence of the 10 categories of the ACES Network in their teaching and learning proposals. As for the difficulties found related to the adhesion of the categories of curricular environmentalization in the practices of the interviewed professors, issues related to a traditional formation of the professor, the lack of time of the professors in proposing the articulation of theoretical knowledge to practical questions, the insertion of methodologies active, interdisciplinary and extension to provide a greater critical and active sense. However, when the presence of the curricular environmentalization categories was evidenced, the teachers' commitment is the differential, allowing the students' environmental awareness to happen together with technical learning, through practical and extension activities in which the student is active in the process of learning, seeking interdisciplinarity and different methodologies appropriate to the content learned.
Palavras-chave: Meio ambiente
Ensino superior
Biociências
Currículo de ensino superior
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6720
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELS.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.