Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6721
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Levantamento florístico em uma área em recuperação associada à fonte de água da área experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul - PR
Autor(es): Santos, Charles Henrique dos
Primeiro Orientador: Giongo, Claudia
Resumo: A recuperação de áreas degradadas se faz importante na restauração dos ecossistemas, promovendo a sustentabilidade ambiental a longo prazo. Por esse motivo, o presente estudo teve como objetivo conhecer, analisar e descrever a composição florística e a estrutura do componente arbóreo de uma área em recuperação associada a área experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul – PR, que abrange uma transição ambiental entre formações vegetais de Floresta Ombrófila Mista e de Floresta Estacional Semidecidual. Para isso, o levantamento florístico foi realizado através de caminhadas não sistematizadas de varredura pelo local de estudo, afim de coletar espécimes férteis e inférteis. Foi constatada a presença de 30 espécies pertencentes a 19 gêneros, distribuídos em 20 famílias botânicas. As famílias com maior número de espécies foram: Euphorbiaceae, Fabaceae, Sapindaceae com 3 espécies, Anacardiaceae, Lauraceae, Myrtaceae e Solanaceae, compreenderam 2 espécies, representando juntas 56,67% do total de espécies. As demais famílias apresentaram apenas uma espécie. Também foi realizada a avaliação do estágio sucessional e a síndrome de dispersão de sementes. A zoocoria foi predominante em relação as demais síndromes de dispersão, contribuindo com a constatação de maior riqueza de espécies secundárias demonstrando o avanço sucessional da área.
Palavras-chave: Flora
Bioma
Laranjeiras do Sul (PR)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6721
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.