Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6722
Type: Monografia
Título : Gênero e sexualidade na escola: uma análise de filmes como recurso pedagógico
Author: Simão, Michel Pegoraro
First advisor: Yamazaki, Ricardo Key
Resume: As temáticas de gênero e sexualidade ainda são considerados como tabu em nossa sociedade e também na escola. Ao analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podemos constatar que este documento não dá a importância devida ao tema pois não deixa evidente a importância de se trabalhar estes temas na escola. O presente trabalho tem como objetivo usar filmes como ferramenta pedagógica de modo a possibilitar debates em sala de aula sobre os temas em questão. A relação entre cinema e escola contribui para a formação cidadã ao promover cultura e reflexões sobre a sociedade, desde que a estratégia de ensino seja contextualizada e previamente preparada e estudada pelo professor. Portanto, este trabalho analisou os filmes “Milk: A Voz da Igualdade”, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” e “Valentina” com a finalidade de trazer elementos de discussão e reflexão com esta temática de modo a contribuir para a compreensão do tema e, principalmente, reduzir com os preconceitos e violência contra a comunidade LGBTQIAPN+ escola. Quando se analisa a BNCC pode-se perceber que a mesma não tem copetencias nem habilidades que contemplem e dem direcionamento para se estudar gênero e sexualidade em sala de aula, dessa forma o professor não encontra dentro do documento nenhuma alternativa pedagógica para elaborar uma aula com propriedade. Os filmes por sua vez, acabam se tornando uma ferramenta importante em sala, porem a grande maioria dos filmes LGBTQIAPN+ são inadequados para se trabalhar essas temáticas, por conta da grande maioria apresentarem muitas cenas de teor sexual, violência e palavreado chulo.
Resumen : Gender and sexuality themes are still considered taboo in our society and also in schools. When analyzing the National Common Curricular Base (BNCC), we can see that this document does not give due importance to the topic as it does not clearly state the significance of addressing these themes in schools. The present study aims to use movies as a pedagogical tool to enable debates in the classroom about these subjects. The relationship between cinema and school contributes to civic education by promoting culture and reflections on society, provided that the teaching strategy is contextualized and previously prepared and studied by the teacher. Therefore, this study analyzed the movies "Milk: A Voz da Igualdade" (Milk: The Voice of Equality), "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" (The Way He Looks), and "Valentina" with the purpose of bringing elements of discussion and reflection on this subject to contribute to the understanding of the theme and, mainly, to reduce prejudice and violence against the LGBTQIAPN+ community at school. When analyzing the BNCC, it can be noticed that it lacks competencies and skills that encompass and provide guidance for the study of gender and sexuality in the classroom. As a result, teachers do not find any pedagogical alternatives within the document to prepare a well-founded lesson. Movies, on the other hand, become an important tool in the classroom, but the vast majority of LGBTQIAPN+ movies are unsuitable for addressing these themes due to their frequent depiction of explicit sexual content, violence, and offensive language.
Palabras clave : Gêneros (Grupos sociais)
Sexualidade
Métodos de ensino
Filmes
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6722
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SIMÃO.pdf788,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.