Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6724
Tipo: Monografia
Título: Análise do desempenho zootécnico, perfil de enzimas digestivas e metabolismo proteico na substituição de farinha de peixe por farinha de Gryllus assimilis na alimentação do período larval de Macrobrachium rosenbergii (camarão de água doce)
Autor(es): Costa, Tainara da Silva
Primeiro Orientador: Romão, Silvia
Primeiro coorientador: Cazarolli, Luisa Helena
Resumo: A dieta do camarão Macrobrachium rosenbergii, em período de larvicultura, está principalmente baseada em alimento vivo (artemia) e flans fabricados à base de farinha de peixe. O uso de farinha de Gryllus assimilis na dieta das larvas de camarão é uma alternativa à dieta convencional, na busca de melhor desempenho produtivo, no âmbito zootécnico, fisiológico e econômico, assim como obtenção de proteína e lipídeos de origem animal de fonte mais sustentável. Neste contexto, o projeto teve como objetivo avaliar o potencial do uso de farinha do inseto G. assimilis como fonte de proteína na dieta de larvas, realizando larvicultura com dieta contendo farinha de grilo, com substituição da farinha de peixe (15, 80 e 100 % de substituição). Os tratamentos foram realizados em duplicata e comparados com 2 grupos controles. A alimentação com flan foi realizada 4 vezes ao dia, por 29 dias. Foram realizadas avaliações do desempenho zootécnico (sobrevivência e metamorfose), do perfil digestivo (enzimas tripsina, quimiotripsina, amilase, lipase) e metabolismo de proteína (AST e ALT) de juvenis de M. rosenbergii, após ao período da larvicultura. Os grupos de tratamento alimentados com dieta à base de farinha de grilo apresentaram período de larvicultura semelhante ao controle, sendo que as primeiras pós-larvas surgiram após 20 dias de larvicultura, período característico para a espécie. Os melhores resultados de metamorfose foram observados em grupos de tratamento alimentados com dietas contendo 80 e 100 % de substituição de farinha de peixe por farinha de grilo onde foram observadas incubadoras com 100 % dos animais na fase de pós-larvas. Os grupos de 10 % e 100 % de substituição de farinha de peixe por farinha de grilo apresentaram maiores níveis de sobrevivência quando comparados ao controle. As enzimas digestivas e do metabolismo de proteínas não apresentaram diferenças significativas entre os grupos experimentais. Os resultados indicam uma potencialidade da substituição total da farinha de peixe por farinha de grilo na alimentação de larvas de camarão durante a larvicultura.
Palavras-chave: Camarão
Psicultura
Larva
Farinha de peixe
Enzimas
Metabolismo de proteína
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6724
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA.pdf978,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.