Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6755
Tipo: Monografia
Título: Prevalência de mycoplasma hominis em amostras de conteúdo cérvico-vaginal de mulheres atendidas no Sistema Único de Saúde
Autor(es): Miranda, Letícia Lima
Primeiro Orientador: Polettini, Jossimara
Primeiro coorientador: Acrani, Gustavo Olszanski
Primeiro membro da banca: Polettini, Jossimara
Segundo membro da banca: Simonetti, Amauri Braga
Terceiro membro da banca: Jacobo, Andreia
Resumo: Objetivos: Determinar a prevalência de Mycoplasma hominis em conteúdo cérvico vaginal de mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como rela cionar tal achado com dados sociodemográficos, clínicos e à prevalência de vaginose bacteriana (VB). Métodos: Estudo transversal realizado em Ambulatório de Gineco logia em Passo Fundo, RS. A pesquisa para M. hominis foi realizada por meio da técnica Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real (qPCR) em amostras de conteúdo cérvico-vaginal de mulheres submetidas ao exame Papanicolaou, enquanto a presença de VB foi considerada pela análise de lâminas de esfregaço vaginal cora das pelo método de GRAM. Os dados sociodemográficos e clínicos foram coletados através de um questionário aplicado. As relações entre as variáveis e as prevalências foram realizadas pelo teste X2 ou Teste Exato de Fisher, com significância de 5%. Resultados: Foram incluídas 144 mulheres, com média de idade de 44 ± 12,2 anos, predominando escolaridade menor ou igual a nove anos, possuir vínculo empregatício e não residir em Passo Fundo, RS. A positividade para M. hominis nas amostras foi de 12,5%, enquanto 23,6% das mulheres foram diagnosticadas com VB. A presença do microrganismo pesquisado foi positivamente relacionado às características de não possuir um vínculo empregatício, nunca ter realizado exame Papanicolaou, último exame Papanicolaou há mais de 3 anos e possuir VB (p<0,05). Conclusão: A população feminina em idade reprodutiva, sem vínculo empregatício, que não realizou o exame preventivo de Papanicolaou nos últimos 3 anos e com VB deve ser considerada quanto ao acompanhamento da saúde genital a fim de se evitar disbiose da microbiota vaginal.
Palavras-chave: Vagina
Vaginite
Reação em cadeia em polimerase
Diagnóstico pré-natal
Esfregaço vaginal
Ginecologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6755
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA LIMA MIRANDA.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.