Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6775
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de | - |
dc.contributor.referee1 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.contributor.referee2 | Confortin, Andressa | - |
dc.creator | Welke, Kétlin Chaiane | - |
dc.date | 2023-07-13 | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-08T14:43:20Z | - |
dc.date.available | 2023-08-01 | - |
dc.date.available | 2023-08-08T14:43:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-07 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6775 | - |
dc.description.abstract | The present research aimed to develop possible strategies for in-context training for teachers from the municipal territory of Erechim-RS, based on the assumptions of the Documento Orientador do Território Municipal de Erechim-RS (DOTME) para a Educação Infantil | Versão 2021 and Participatory Pedagogy. From this, strategies were developed for continuous training that makes sense within the context of these institutions. The methodology used for the development of this work was bibliographic research and documentary analysis. The main authors that supported the study were Garcia (1999), Nóvoa (2019), Formosinho, and OliveiraFormosinho (2019), Francischini and Silva (2011). The research result consists of the elaboration of formative strategies for teachers from the municipal territory of Erechim-RS, organized into three categories: debate groups, teachers' narratives, and evaluation within the school context. Through the completion of this work, it was noted the need to expand access to and reading of the curriculum document in all Early Childhood Education schools of the municipal territory, in order to better understand its assumptions and promote continuous training focused on a more committed and meaningful teaching performance. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa buscou elaborar estratégias possíveis para a formação em contexto, de professoras do território municipal de Erechim-RS, a partir dos pressupostos do Documento Orientador do Território Municipal de Erechim-RS (DOTME) para a Educação Infantil | Versão 2021 e da Pedagogia-em-Participação. A partir disso, foram desenvolvidas estratégias para uma formação continuada que faça sentido no contexto dessas instituições. A metodologia utilizada para a elaboração do trabalho foi a pesquisa bibliográfica e análise documental. Os principais autores que embasaram o trabalho foram: Garcia (1999), Nóvoa (2019), Formosinho e OliveiraFormosinho (2019), Francischini e Silva (2011). O resultado da pesquisa se constitui na elaboração de estratégias formativas para professoras do território municipal de Erechim-RS, organizadas em três categorias: grupo de debate, narrativas de professores e avaliação no contexto das escolas. Com a realização desse trabalho, constata-se a necessidade de ampliação do acesso e da leitura do documento curricular em todas as escolas de Educação Infantil do território municipal, para uma melhor compreensão de seus pressupostos e uma formação continuada voltada para uma atuação docente mais comprometida e significativa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-08-02T19:28:59Z No. of bitstreams: 1 WELKE.pdf: 2342100 bytes, checksum: a3abe1026bc86210248f501e266eadbe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-08T14:43:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 WELKE.pdf: 2342100 bytes, checksum: a3abe1026bc86210248f501e266eadbe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-08T14:43:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WELKE.pdf: 2342100 bytes, checksum: a3abe1026bc86210248f501e266eadbe (MD5) Previous issue date: 2023-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Documento Orientador Curricular | pt_BR |
dc.title | Estratégias formativas para professoras da educação infantil a partir de um documento orientador curricular de Erechim-RS | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WELKE.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.