Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6783
Type: Monografia
Title: Perspectivas na formação de professores da área de Ensino de Ciências: uma revisão bibliográfica
Author: Silva, Ana Lires Oliveira da
First advisor: Wenzel, Judite Scherer
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Fabiane de Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Pastorio, Dioni Paulo
Resume: O presente estudo aborda a temática da formação de professores na área de Ensino de Ciências. A pesquisa tem como objetivo identificar quais as temáticas têm sido contempladas, nos últimos anos, em artigos publicados em periódicos da área de Ensino de Ciências, acerca da formação de professores. O período analisado compreende de janeiro de 2016 a janeiro 2023. Para tanto, consideramos categorias a priori, já apontadas na literatura por André et al (1999) as quais, foram posteriormente utilizadas por Silva e Queiroz (2017) quais sejam: Formação Inicial; Formação Continuada; Identidade e Profissionalização Docente e Prática Pedagógica. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou uma revisão bibliográfica como método de análise e coleta de dados. Foram coletados 62 artigos publicados em três periódicos de Educação em Ciências com a temática formação de professores, sendo selecionados para análise 15 artigos relacionados à formação de professores de Química. As categorias contempladas nos artigos foram: a formação inicial (9:15), a identidade e profissionalização docente, (5:15); formação continuada (4:15) e práticas pedagógicas (2:15), sendo que, os nove trabalhos que contemplaram a formação inicial foram submetidos para análise qualitativa. E desses, foi possível indiciar que prevalecem pesquisas sobre temas que envolvem o Currículo e os Programas de Formação, modalidades de oferta, características do licenciando e os estágios curriculares supervisionados. De modo geral, para o contexto da formação de professores de Química, identificamos a necessidade da ampliação de pesquisas sobre as práticas pedagógicas, a formação continuada, e a identidade e profissionalização docente. E indicamos como potencial as pesquisas que acompanham os currículos e as diferentes experiências formativas na formação inicial de professores.
Abstract: The present study addresses the theme of teacher education in the area of Science Teaching. The research aims to identify which themes have been contemplated, in recent years, in articles published in journals in the area of Science Teaching, about teacher training. The analyzed period comprises from January 2016 to January 2023. To this end, we considered a priori categories, already pointed out in the literature by André et al (1999) which were later used by Silva and Queiroz (2017), namely: Initial Training; Continuing Education; Teacher Identity and Professionalization and Pedagogical Practice. The research adopted a qualitative approach and used a bibliographic review as a method of analysis and data collection. Sixty-one articles published in three Science Education journals were collected with the theme of teacher training, and 15 articles related to the training of chemistry teachers were selected for analysis. The categories covered in the articles were: initial training (9:15), identity and teacher professionalization, (5:15); continuing education (4:15) and pedagogical practices (2:15), and the nine works that contemplated initial training were submitted for more qualitative analysis. And of these, it was possible to indicate that research on topics involving the curriculum and Training Programs, modalities of offer, characteristics of the graduate and supervised curricular internships prevail. In general, for the context of chemistry teacher education, we identified the need to expand research on pedagogical practices, continuing education, and teacher identity and professionalization. And we indicate as potential the research that accompanies the curricula and the different formative experiences in the initial teacher training.
Keywords: Formação de professores
Formação continuada do professor
Ensino
Ciência
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6783
Issue Date: 2023
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA.pdf857,5 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.