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Tipo: Monografia
Título: Experimentação investigativa no Ensino de Ciências: atenção para a linguagem da Ciência
Autor(es): Veiga, Fabiana da
Primeiro Orientador: Wenzel, Judite Scherer
Primeiro membro da banca: Uhmann, Rosangela Inês Matos
Segundo membro da banca: Pastorio, Dioni Paulo
Resumo: O trabalho apresenta uma discussão acerca da experimentação investigativa como prática pedagógica, e um olhar para a sua finalidade e a relação com a linguagem. O objetivo principal foi de analisar nos artigos da área a abordagem do tema experimentação investigativa e a relação com a linguagem no Ensino de Ciências. Para isso, neste trabalho, buscamos por artigos no Portal da CAPES que contemplassem a temática Experimentação Investigativa no Ensino de Ciências, de um período temporal de 2003 a 2023. A busca resultou na seleção de sete artigos para análise. A metodologia de análise foi de caráter qualitativa com uso da Análise Textual Discursiva. Do processo analítico resultaram duas categorias finais: 1) “Processo Interativo de Aprendizagem” e 2) “Processo Interativo de Ensino”. Ainda, de modo geral, foi possível identificar instrumentos de linguagem utilizados como: a escrita, o diálogo, argumentação, desenho, e principalmente as discussões acerca das atividades. Essas linguagens podem tanto ser usadas como instrumento ou diagnóstico de aprendizagem. Ressaltamos que em relação a primeira categoria, com a qual realizamos a escrita do metatexto, compreendemos que o uso da Experimentação Investigativa auxilia no desenvolvimento dos processos cognitivos, na construção do conhecimento e na interação em sala de aula. E, para a segunda categoria, apontamos que com o uso da experimentação investigativa em conjunto com a linguagem, é possível qualificar os processos de ensino, ao trabalhar em sala de aula atuando como mediador, fazendo com que o aluno participe mais, desenvolvendo nele a criatividade, a autonomia e o senso crítico. Todos esses processos auxiliam no desenvolvimento da linguagem científica, que é uma condição para a aprendizagem, na área de Ciência.
Abstract/Resumen: The work presents a discussion about investigative experimentation as a pedagogical practice, and a look at its purpose and relationship with language. The main objective was to analyze in, the articles of the area, the approach of the theme investigative experimentation and the relationship with language in Science Teaching. To do so, in this work, we searched for articles in the CAPES Portal that contemplated the theme Investigative Experimentation in Science Teaching, from 2003 to 2023. The search resulted in the selection of seven articles for analysis. The methodology of analysis was qualitative with the use of Textual Discourse Analysis. The analytical process resulted in two final categories: 1) "Interactive Learning Process" and 2) "Interactive Teaching Process". Also, in general, it was possible to identify language instruments used such as: writing, dialogue, argumentation, drawing, and especially the discussions about the activities. These languages can be used either as a learning instrument or as a diagnosis of learning. We emphasize that in relation to the first category, with which we carry out the writing of the metatext, we understand that the use of Investigative Experimentation helps in the development of cognitive processes, in the construction of knowledge, and in classroom interaction. And, for the second category, we point out that with the use of investigative experimentation in conjunction with language, it is possible to qualify the teaching processes, when working in the classroom acting as a mediator, making the student participate more, developing in him creativity, autonomy, and critical sense. All these processes help in the development of scientific language, which is a condition for learning in the area of science.
Palavras-chave: Experimentação
Linguagem
Linguagem científica
Ensino
Ciência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6786
Data do documento: 2023
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