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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Marisol Vieira-
dc.contributor.referee1Marcon, Divane-
dc.contributor.referee2Col, Carina Pasini-
dc.creatorBarcellos, Andriéli Brunetto-
dc.date2023-07-14-
dc.date.accessioned2023-08-14T12:10:34Z-
dc.date.available2023-08-08-
dc.date.available2023-08-14T12:10:34Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6822-
dc.description.abstractThis course conclusion work research is related to the implications caused by the Covid- 19 pandemic, in Mathematics Teaching, from the perspective of Basic Education teachers. It aims to identify the actions and guidelines proposed by the Public Education Network, at the State level, to Mathematics teachers, to minimize the impacts caused by the Covid-19 pandemic on Basic Education (EB) in the municipality of Chapecó-SC. And its methodology is participatory research, with a qualitative and exploratory approach. The instrument used for data collection was the application of an online questionnaire through Google Forms, for Mathematics teachers working in Basic Education, with the intention of identifying what were the challenges faced in the period of Emergency Remote Teaching (ERE), during the Covid-19 pandemic, and, mainly, what actions are being developed in the post-pandemic period to minimize the impacts caused on learning. With the application of this instrument, a response was obtained from 21 teachers, who expressed the greatest challenges during the pandemic, such as: preparation to use digital technologies in their classes and the lack of participation of teachers. students in remote activities, during the ERE. Regarding the post-pandemic period, research participants claimed to find anxious, unmotivated and uninterested students in classes, with excessive cell phone use causing a delay in mathematical learning. In addition, research has shown the need to trained professionals who can provide improvements in Basic Education and to everyone involved in the teaching and learning process.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de trabalho de conclusão de curso é referente às implicações causadas pela pandemia da Covid-19, no Ensino da Matemática, a partir da perspectiva de professores da Educação Básica. Tem como objetivo identificar as ações e orientações propostas pela Rede de Ensino Pública, na esfera Estadual, aos professores de Matemática, para minimizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na Educação Básica (EB) no município de Chapecó-SC. E tem como metodologia a pesquisa participante, com abordagem qualitativa e de cunho exploratório. O instrumento usado para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário online através do Google Forms, para professores de Matemática que trabalham na Educação Básica, na intenção de identificar quais foram os desafios enfrentados no período de Ensino Remoto Emergencial (ERE), durante a pandemia da Covid-19, e, principalmente quais ações estão sendo desenvolvidas no período de pós-pandemia para minimizar os impactos causados na aprendizagem. Com a aplicação deste instrumento, obteve-se a resposta de 21 professores, os quais manifestaram os maiores desafios, durante a pandemia, tais como: a falta de preparo para utilizar as tecnologias digitais em suas aulas e a falta de participação dos alunos nas atividades remotas, durante o ERE. Em relação ao período pós-pandêmico, os participantes da pesquisa afirmaram encontrar alunos ansiosos, desmotivados e desinteressados nas aulas, com o uso excessivo do celular provocando uma defasagem na aprendizagem matemática. Além disso, a pesquisa mostrou a necessidade de profissionais capacitados e que possam proporcionar melhorias na Educação Básica com todos que se envolvem no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-08-08T11:41:02Z No. of bitstreams: 1 BARCELLOS.pdf: 4012506 bytes, checksum: eb7f6b937b5c086a0f8361d0aa55aaba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-14T12:10:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BARCELLOS.pdf: 4012506 bytes, checksum: eb7f6b937b5c086a0f8361d0aa55aaba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-14T12:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BARCELLOS.pdf: 4012506 bytes, checksum: eb7f6b937b5c086a0f8361d0aa55aaba (MD5) Previous issue date: 2023-07-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação escolar básicapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleEnsino de matemática e pandemia: ações para minimizar os impactos causados pela pandemia da covid-19 sob a perspectiva de professores de matemática da educação básicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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