Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6822
Type: Monografia
Title: Ensino de matemática e pandemia: ações para minimizar os impactos causados pela pandemia da covid-19 sob a perspectiva de professores de matemática da educação básica
Author: Barcellos, Andriéli Brunetto
First advisor: Melo, Marisol Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Marcon, Divane
metadata.dc.contributor.referee2: Col, Carina Pasini
Resume: A presente pesquisa de trabalho de conclusão de curso é referente às implicações causadas pela pandemia da Covid-19, no Ensino da Matemática, a partir da perspectiva de professores da Educação Básica. Tem como objetivo identificar as ações e orientações propostas pela Rede de Ensino Pública, na esfera Estadual, aos professores de Matemática, para minimizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na Educação Básica (EB) no município de Chapecó-SC. E tem como metodologia a pesquisa participante, com abordagem qualitativa e de cunho exploratório. O instrumento usado para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário online através do Google Forms, para professores de Matemática que trabalham na Educação Básica, na intenção de identificar quais foram os desafios enfrentados no período de Ensino Remoto Emergencial (ERE), durante a pandemia da Covid-19, e, principalmente quais ações estão sendo desenvolvidas no período de pós-pandemia para minimizar os impactos causados na aprendizagem. Com a aplicação deste instrumento, obteve-se a resposta de 21 professores, os quais manifestaram os maiores desafios, durante a pandemia, tais como: a falta de preparo para utilizar as tecnologias digitais em suas aulas e a falta de participação dos alunos nas atividades remotas, durante o ERE. Em relação ao período pós-pandêmico, os participantes da pesquisa afirmaram encontrar alunos ansiosos, desmotivados e desinteressados nas aulas, com o uso excessivo do celular provocando uma defasagem na aprendizagem matemática. Além disso, a pesquisa mostrou a necessidade de profissionais capacitados e que possam proporcionar melhorias na Educação Básica com todos que se envolvem no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This course conclusion work research is related to the implications caused by the Covid- 19 pandemic, in Mathematics Teaching, from the perspective of Basic Education teachers. It aims to identify the actions and guidelines proposed by the Public Education Network, at the State level, to Mathematics teachers, to minimize the impacts caused by the Covid-19 pandemic on Basic Education (EB) in the municipality of Chapecó-SC. And its methodology is participatory research, with a qualitative and exploratory approach. The instrument used for data collection was the application of an online questionnaire through Google Forms, for Mathematics teachers working in Basic Education, with the intention of identifying what were the challenges faced in the period of Emergency Remote Teaching (ERE), during the Covid-19 pandemic, and, mainly, what actions are being developed in the post-pandemic period to minimize the impacts caused on learning. With the application of this instrument, a response was obtained from 21 teachers, who expressed the greatest challenges during the pandemic, such as: preparation to use digital technologies in their classes and the lack of participation of teachers. students in remote activities, during the ERE. Regarding the post-pandemic period, research participants claimed to find anxious, unmotivated and uninterested students in classes, with excessive cell phone use causing a delay in mathematical learning. In addition, research has shown the need to trained professionals who can provide improvements in Basic Education and to everyone involved in the teaching and learning process.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Educação escolar básica
Matemática
Pandemia
Covid-19
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6822
Issue Date: 14-Jul-2023
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BARCELLOS.pdf3,92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.