Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Petry, Vitor José-
dc.contributor.advisor-co1Binotto, Rosane Rossato-
dc.contributor.referee1Menoncini, Lucia-
dc.contributor.referee2Borges, Pedro Augusto-
dc.creatorGaio, Sandy Maria-
dc.date2023-07-10-
dc.date.accessioned2023-08-14T14:22:51Z-
dc.date.available2023-08-08-
dc.date.available2023-08-14T14:22:51Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6852-
dc.description.abstractThe term paper carried out consists of the continuation of the studies carried out by the group that was part of a research project with Scientific Initiation (IC), in which virtual learning objects (OVA) were created for teaching conics, followed by a pedagogical imagination exercise. to identify possibilities and potentialities of its use in the classroom. For the present research, a didactic sequence was elaborated from the selection and improvement of some of these OVA. A sequence of activities was organized, including making the OVA available for manipulation by students in the online GeoGebra book tool. The proposal was applied in a high school class at IFSC – located in Chapecó, with the purpose of analyzing and identifying possible contributions of the use of OVA for a meaningful learning of conics. It is an action research, with a qualitative approach in which the data produced were submitted to a discursive textual analysis from the perspective of Moraes and Galiazzi (2020). The interaction with the OVA and the possibility of investigating the mathematical contents involved facilitated the understanding of the students in order to make the material presented potentially significant. There were indications that the didactic sequence contributed to the development of students' autonomy, enabled the elaboration and confirmation of conjectures, expanded the students' geometric and algebraic visualization in relation to pre-subsumers Finally, there is evidence that the use of OVA contributed to a significant learning of the objects of knowledge addressed.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho desenvolvido consiste na continuação dos estudos realizados pelo grupo em um projeto de pesquisa com Iniciação Científica (IC), em que foram elaborados objetos virtuais de aprendizagem (OVA) para o ensino de cônicas, seguidos da realização de um exercício de imaginação pedagógica para identificar possibilidades e potencialidades do seu uso em sala de aula. Para a presente pesquisa foi elaborada uma sequência didática a partir da seleção e aperfeiçoamento de alguns destes OVA. Organizou-se uma sequência de atividades, incluindo a disponibilização dos OVA para a manipulação pelos estudantes na ferramenta livro do GeoGebra on-line. A proposta foi aplicada em uma turma do Ensino Médio no IFSC – Campus Chapecó, com propósito identificar e analisar contribuições de OVA para a aprendizagem significativa de conteúdos sobre cônicas com estudantes do Ensino Médio, especificamente das elipses, de acordo com Ausubel. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa em que os dados produzidos foram submetidos a uma análise textual discursiva na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2020). A interação com os OVA e a possibilidade de investigação dos conteúdos matemáticos envolvidos facilitaram a compreensão dos estudantes de forma a tornar o material apresentado potencialmente significativo. Observou-se indicativos de que a sequência didática contribuiu para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, possibilitou a elaboração e confirmação de conjecturas, ampliou a visualização geométrica e algébrica dos estudantes em relação aos subsunçores pré-existentes. Por fim, há evidências de que o uso dos OVA contribuiu para uma aprendizagem significativa do objeto (elipse) do conhecimento abordado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-08-08T12:09:03Z No. of bitstreams: 1 GAIO.pdf: 1061301 bytes, checksum: 35d1626977f657b515b4a33c60e819b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-14T14:22:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GAIO.pdf: 1061301 bytes, checksum: 35d1626977f657b515b4a33c60e819b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-14T14:22:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GAIO.pdf: 1061301 bytes, checksum: 35d1626977f657b515b4a33c60e819b4 (MD5) Previous issue date: 2023-07-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar básicapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectObjetos virtuais de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de cônicaspt_BR
dc.titleObjetos virtuais de aprendizagem para o estudo de cônicas: uma experiência com estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAIO.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.