Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Petry, Vitor José-
dc.contributor.referee1Menoncini, Lucia-
dc.contributor.referee2Borges, Augusto Pereira-
dc.creatorMigon, Mauricio-
dc.date2023-07-10-
dc.date.accessioned2023-08-14T17:09:34Z-
dc.date.available2023-08-08-
dc.date.available2023-08-14T17:09:34Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6854-
dc.description.abstractGeometry executes a fundamental role in the development of logical reasoning and Mathematics development over the history of humanity. Besides, it contributes to increasing the notions of space and of individuals' location in this space, which justifies the importance of studying it in Basic Education. Recognizing the importance of learning geometry in Basic Education, it sought to bring a brief history contextualization of geometry teaching in Brazil, just as the presence and use of the textbook in the teaching and learning process. The main concepts of geometry to study in Basic Education are listed on the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) of 2017, which presents competencies and abilities to be developed by learners. This research has aimed to analyze textbooks of 8th grade from two collections frequently used in the public school of Santa Catarina State: Araribá Mais Matemática and the collection Matemática Essencial both developed from the establishment of BNCC. It sought to examine if the contents presented in the books promote the development of geometry abilities proposed to the Mathematics area. During this research work database was analyzed based on Text and Discourse Analysis and the organization of the data was done by categorization. The analysis results point out that in both textbooks the majority of abilities are included, in other words, the content presented and the manner of its presentation are favorable to the development of the abilities proposed by BNCC.pt_BR
dc.description.resumoA geometria desempenha papel fundamental no desenvolvimento do raciocínio lógico e no desenvolvimento da Matemática ao longo da história da humanidade. Além disso, contribui para ampliar as noções de espaço e de localização dos indivíduos neste espaço, o que justifica a importância de estudá-la na Educação Básica. Reconhecendo a importância de se apreender geometria na Educação Básica, buscou-se trazer uma breve contextualização histórica do ensino de geometria no Brasil, bem como a presença e uso do livro didático no processo de ensino e aprendizagem. Os principais conceitos de geometria a serem estudados na Educação Básica são elencados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, que apresenta competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos educandos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar livros didáticos de 8º ano de duas coleções frequentemente usadas nas escolas da rede pública em Santa Catarina: Araribá Mais Matemática e a coleção Matemática Essencial que foram elaboradas a partir da criação da BNCC. Buscou-se examinar se os conteúdos apresentados favorecem o desenvolvimento das habilidades referentes a geometria propostas para a área da Matemática. Ao longo da pesquisa os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva e a organização dos dados se deu por meio da categorização. Os resultados da análise apontam que em ambos os livros a maioria das habilidades são comtempladas, ou seja, os conteúdos apresentados e a forma de sua apresentação favorecem o desenvolvimento das habilidades propostas pela BNCC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-08-08T12:20:44Z No. of bitstreams: 1 MIGON.pdf: 978808 bytes, checksum: ff9a129b60ee7f50d606bf717dd77388 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-14T17:09:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MIGON.pdf: 978808 bytes, checksum: ff9a129b60ee7f50d606bf717dd77388 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-14T17:09:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MIGON.pdf: 978808 bytes, checksum: ff9a129b60ee7f50d606bf717dd77388 (MD5) Previous issue date: 2023-07-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleA geometria no 8º ano do ensino fundamental: um olhar para os livros didáticos com base na BNCCpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIGON.pdf955,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.