Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6854
Type: Monografia
Title: A geometria no 8º ano do ensino fundamental: um olhar para os livros didáticos com base na BNCC
Author: Migon, Mauricio
First advisor: Petry, Vitor José
metadata.dc.contributor.referee1: Menoncini, Lucia
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Augusto Pereira
Resume: A geometria desempenha papel fundamental no desenvolvimento do raciocínio lógico e no desenvolvimento da Matemática ao longo da história da humanidade. Além disso, contribui para ampliar as noções de espaço e de localização dos indivíduos neste espaço, o que justifica a importância de estudá-la na Educação Básica. Reconhecendo a importância de se apreender geometria na Educação Básica, buscou-se trazer uma breve contextualização histórica do ensino de geometria no Brasil, bem como a presença e uso do livro didático no processo de ensino e aprendizagem. Os principais conceitos de geometria a serem estudados na Educação Básica são elencados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, que apresenta competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos educandos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar livros didáticos de 8º ano de duas coleções frequentemente usadas nas escolas da rede pública em Santa Catarina: Araribá Mais Matemática e a coleção Matemática Essencial que foram elaboradas a partir da criação da BNCC. Buscou-se examinar se os conteúdos apresentados favorecem o desenvolvimento das habilidades referentes a geometria propostas para a área da Matemática. Ao longo da pesquisa os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva e a organização dos dados se deu por meio da categorização. Os resultados da análise apontam que em ambos os livros a maioria das habilidades são comtempladas, ou seja, os conteúdos apresentados e a forma de sua apresentação favorecem o desenvolvimento das habilidades propostas pela BNCC.
Abstract: Geometry executes a fundamental role in the development of logical reasoning and Mathematics development over the history of humanity. Besides, it contributes to increasing the notions of space and of individuals' location in this space, which justifies the importance of studying it in Basic Education. Recognizing the importance of learning geometry in Basic Education, it sought to bring a brief history contextualization of geometry teaching in Brazil, just as the presence and use of the textbook in the teaching and learning process. The main concepts of geometry to study in Basic Education are listed on the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) of 2017, which presents competencies and abilities to be developed by learners. This research has aimed to analyze textbooks of 8th grade from two collections frequently used in the public school of Santa Catarina State: Araribá Mais Matemática and the collection Matemática Essencial both developed from the establishment of BNCC. It sought to examine if the contents presented in the books promote the development of geometry abilities proposed to the Mathematics area. During this research work database was analyzed based on Text and Discourse Analysis and the organization of the data was done by categorization. The analysis results point out that in both textbooks the majority of abilities are included, in other words, the content presented and the manner of its presentation are favorable to the development of the abilities proposed by BNCC.
Keywords: Geometria
Matemática
Base Nacional Comum Curricular
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6854
Issue Date: 10-Jul-2023
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIGON.pdf955,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.