Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6868
Type: Monografia
Title: Níveis de leitura e interpretação de mapas temáticos dos alunos do ensino médio do colégio Libano Alves de Oliveira em Gaurama/RS
Author: Nardi, Shaiane
First advisor: Lindo, Paula Vanessa de Faria
metadata.dc.contributor.referee1: Desiderio, Raphaela de Toledo
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Resume: O papel desempenhado pela Geografia com a Cartografia na vida do indivíduo é essencial, possibilitando a leitura do mundo e espaço de vivência, a linguagem cartográfica auxilia na ampliação de conhecimentos partindo da interpretação, já o papel da Geografia escolar é criar ferramentas para criar cidadãos críticos, reflexivos, capazes de compreender e transformar o mundo, no decorrer da vida escolar espera-se que os alunos instituem a alfabetização cartográfica para aprenderem a ler e interpretar mapas, croquis, semiologia gráfica, entre outros. Um ponto relevante para esta alfabetização é o desenvolvimento de algumas noções como visão obliqua, imagem tridimensional e bidimensional, alfabeto cartográfico, legenda, escala e orientação. No entanto, em nossa pesquisa verificamos o nível de leitura e interpretação de mapas no Ensino Médio do Colégio Libano Alves de Oliveira, no Município de Gaurama, com base na autora Maria Elena Simielli, percebemos a dificuldade que o estudante tem de interpretar um mapa para além do exercício de localização. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi organizado um instrumento avaliativo com questões do ENEM e vestibulares da UFRGS e UFSC e aplicamos em todas as turmas do Ensino Médio do referido colégio. Diante da análise dos dados coletados, identificamos o nível de leitura e interpretação de mapas que os discentes se encontram.
Abstract: The role played by Geography with Cartography in the life of the individual is essential, enabling the reading of the world and a space of experience, the cartographic language helps in the expansion of knowledge starting from the interpretation, since the role of school Geography is to create tools to create critical citizens , reflective, capable of understanding and transforming the world, in the course of school life it is expected that students institute cartographic literacy to learn to read and interpret maps, sketches, graphic semiology, among others. A relevant point for this literacy is the development of some notions such as oblique vision, three-dimensional and two-dimensional image, cartographic alphabet, legend, scale and orientation. However, in our research we verified the level of reading and interpretation of maps in the High School of Colégio Libano Alves de Oliveira, in the Municipality of Gaurama, based on the author Maria Elena Simielli, we noticed the difficulty that the student has to interpret a map to in addition to the location exercise. For the development of this research, an evaluative instrument was organized with ENEM questions and university entrance exams from UFRGS and UFSC and we applied it to all high school classes at the aforementioned school. In view of the analysis of the collected data, we identified the level of reading and interpretation of maps that the students are at.
Keywords: Cartografia Escolar
Leitura de mapas
Ensino de Geografia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6868
Issue Date: Jul-2023
Appears in Collections:Geografia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NARDI.pdf6.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.