Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira-
dc.contributor.referee1Schneiders, Caroline Mallmann-
dc.contributor.referee2Batista, Jeize de Fátima-
dc.creatorMumbach, Luciane-
dc.date2023-07-03-
dc.date.accessioned2023-08-16T19:39:20Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-08-16T19:39:20Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6885-
dc.description.abstractEste trabajo tuvo como objetivo comprender las relaciones existentes entre el uso de la lengua en la constitución del profesor de Lengua Portuguesa y en las interacciones sociales que rodean su trabajo - su acción comunicativa. Los textos producidos por docentes en formación continua fueron analizados a partir de un cuestionario enviado por e-mail. Se utilizó el marco teóricometodológico y analítico de la teoría del Interaccionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir de los escritos de Jean-Paul Bronckart (1999, 2006, 2008) y Anna Rachel Machado (2004, 2007, 2009), que se fundamenta en la concepción de que el lenguaje es el resultado de las interacciones sociales que existen entre las personas y el medio en el que se insertan, constituyendo y modificando a ambos. Se constató que hay una mezcla de diferentes objetos de enseñanza vinculados a diferentes conceptos de lengua, es decir, a pesar de entender la lengua como una forma de interacción, conciben la enseñanza del portugués de forma más tradicional.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve a finalidade de compreender as relações existentes entre o uso da linguagem na constituição do professor de Língua Portuguesa e nas interações sociais que circundam o seu trabalho - o seu agir comunicativo. Analisaram-se os textos produzidos por docentes em formação continuada a partir de um questionário enviado por e-mail. Fez-se uso do quadro teórico-metodológico e analítico da teoria do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Jean-Paul Bronckart (1999, 2006, 2008) e Anna Rachel Machado (2004, 2007, 2009), que se baseia na concepção de que a linguagem é o resultado das interações sociais que existem entre as pessoas e o meio em que estão inseridas, constituindo e modificando a ambos. Verificou-se que há uma mistura de diferentes objetos de ensino vinculados a diferentes concepções de linguagem, ou seja, apesar de entenderem a linguagem enquanto forma de interação, concebem o ensino de Língua Portuguesa de forma mais tradicional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2023-08-14T20:53:58Z No. of bitstreams: 1 MUMBACH.pdf: 779182 bytes, checksum: 4d572d8ed5b66de172e992022ac4c9a0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-16T19:39:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MUMBACH.pdf: 779182 bytes, checksum: 4d572d8ed5b66de172e992022ac4c9a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-16T19:39:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MUMBACH.pdf: 779182 bytes, checksum: 4d572d8ed5b66de172e992022ac4c9a0 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDesempenho do professorpt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.titleO professor de Língua Portuguesa: reflexões sobre a atividade docentept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MUMBACH.pdf760,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.