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dc.contributor.advisor1Hammel, Ana Cristina-
dc.creatorAzevedo, Fernanda Maria Caldeira de-
dc.date2023-
dc.date.accessioned2023-08-18T16:35:02Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-08-18T16:35:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6896-
dc.description.resumoEste relatório técnico científico tem como objetivo a análise crítica da experiência da auto-organização de estudantes da Escola Itinerante Herdeiros do Saber, evidenciando suas potencialidades e contradições a partir do referencial teórico dos pioneiros da pedagogia soviética. A escola carrega, em sua concepção, a Pedagogia do Movimento, a formulação de que a luta e a organização política fazem parte do processo educativo para a formação humana que tem base histórica, materialista e dialética, portanto, o próprio MST como sujeito pedagógico. A escola situada em um território do movimento estabelece o vínculo orgânico entre a educação, a luta social e a vida cotidiana. Para alcançar o objetivo geral foi utilizado a investigação participante, conforme o método de Investigação-Ação-Participativa (IAP) com o intuito de investigar a realidade determinada para transformá-la, de acordo com Fals Borda, assim como entrevistas com educandos (as) e educadores (as) para analisar os pontos de vista sobre a efetivação da auto-organização na escola itinerante, e construir sínteses para a reflexão coletiva. O trabalho se estrutura em; 1) uma breve conceituação do princípio da auto-organização dos estudantes e sua relação com a Escola Itinerante Herdeiros do Saber; 2) a compreensão dos (as) estudantes do ensino básico sobre a auto-organização dos (as) estudantes, a fim de inferir sobre o momento atual da escola ao que tange o tema central desta pesquisa e; 3) a compreensão dos (as) educadores (as) sobre a auto-organização dos estudantes. Como resultado, pudemos constatar uma dificuldade em efetivar os núcleos setoriais, que são instâncias destinadas pelo PPP para a consolidação da auto-organização dos estudantes. Esse limite implica em tornar orgânico os espaços de auto-organização que foram pensados a partir de tarefas específicas, cada setorial tem um sentido para existir, entretanto, foi possível observar que apesar da dificuldade de realização dos núcleos setoriais, a auto-organização acontece, em alguma medida, com algumas atividades na escola, inclusive com o auto-serviço, mas também de forma mais intencionalizada com a criação do jornal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-08-17T16:40:51Z No. of bitstreams: 1 AZEVEDO.pdf: 1342849 bytes, checksum: e2cd3991b14196e1b6db6af255629035 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-18T16:35:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AZEVEDO.pdf: 1342849 bytes, checksum: e2cd3991b14196e1b6db6af255629035 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-18T16:35:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AZEVEDO.pdf: 1342849 bytes, checksum: e2cd3991b14196e1b6db6af255629035 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola itinerantept_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleAnálise crítica sobre a auto-organização de estudantes da escola itinerante Herdeiros do Saber do movimento dos trabalhadores rurais sem terrapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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