Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Janata, Natacha Eugênia | - |
dc.creator | Martins, Rejane Severo | - |
dc.date | 2023 | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T16:59:09Z | - |
dc.date.available | 2023 | - |
dc.date.available | 2023-08-18T16:59:09Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6902 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi investigar o processo do Novo Ensino Médio e refletir sobre o Itinerário Formativo para Escolas de Assentamento e Acampamento, a partir da análise do referencial Curricular para o Ensino Médio do Estado do Paraná, a fim de compreender as aproximações e distanciamentos desta proposta em relação ao Projeto Político Pedagógico d a Escola Itinerante Herdeiros do Saber (Unidade de \estudo), localizada num acampamento de Reforma Agrária organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Rio Bonito do Iguaçu PR, apontando algumas contradições e perspectivas neste processo. O processo da investigação ocorreu a partir das reflexões realizadas na Unidade de Estudo (UE) do Curso Realidade Brasileira (CRB). O método utilizado foi da práxis, partindo da construção de um plano de ação em grupos de estudos definidos pela inserção e relação com as temáticas nas Unidades de Estudos, além de seminários, relatórios e sínteses da realidade concreta para a reflexão e ação, alternando tempo comunidade e tempo universidade. Foram analisados documentos como o Projeto Político Pedagógico da escola, Ofícios em relação à implementação do Novo Ensino Médio e a Matriz Curricular do Estado do Paraná, bem como o Itinerário Formativo para Escolas de Assentamento e Acampamento, além de outros textos que tratam da temática. Este trabalho apontou algumas inconsistências e contradições na proposta do Novo Ensino Médio para esta escola, e portanto, mesmo buscando uma adequação com a realidade do campo, não contempla as especificidades da realidade dos educandos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-08-17T17:45:38Z No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 530113 bytes, checksum: daab77655c73e3ae439e2a5a30a24eb3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-18T16:59:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 530113 bytes, checksum: daab77655c73e3ae439e2a5a30a24eb3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-18T16:59:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARTINS.pdf: 530113 bytes, checksum: daab77655c73e3ae439e2a5a30a24eb3 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola itinerante | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Movimento dos sem-terra | pt_BR |
dc.title | Escola itinerante Herdeiros do Saber: contradições e perspectivas sobre a implementação do novo ensino médio | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Realidade Brasileira |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARTINS.pdf | 517,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.