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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Corá, Elsio José-
dc.creatorMendes, Zeloir Aparecida Scabeni-
dc.date2014-
dc.date.accessioned2023-08-24T18:38:02Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-08-24T18:38:02Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6934-
dc.description.abstractEducation in Brazil has sought strategies to obtain a school for everyone. The quality of basic education is a strategic component in social, economic and cultural perspective. It is known that democratic progress is related to poverty reduction and quality of life, being fundamental for that public policies that prioritize this process. The school has taken in recent decades involving multiple functions in nurture, care for and protect fully. In this context, the expansion of educational spaces and times presents itself as an opportunity for learning and training of a whole human being. Emerges that the need for new educational settings, new profiles of educators, before the new school movement to the community as well as to new knowledge. The school is understood as a place of growth, life, discussion of reality and knowledge construction, space for the establishment of intersectoral and inter-subjective relations, preferred to think and propose educational activities place. In recent years, comprehensive education is being strengthened by More Education Program, which is presented as an inductive strategy to assist schools and districts in implementing and strengthening education full time. Given this national scene this paper seeks to present The Education Project Full time developing in the municipality of Chopinzinho, located in the southwestern region of Paraná. This project is for the municipal education effecting a process of comprehensive education offered in all schools in the network and understands education as a human, conceiving a child as the most important for the learning phase. Also looking to contribute with other education professionals, in particular, full-time, through the presentation of experiences and learning that I had toward a school full-time.pt_BR
dc.description.resumoA educação no Brasil tem buscado estratégias para efetivar uma escola para todos. A qualidade da educação básica representa um componente estratégico do ponto de vista social, econômico e cultural. Sabe-se que o progresso democrático está relacionado a redução da pobreza e a qualidade de vida, sendo fundamentais para isso políticas públicas que priorizem este processo. A escola tem assumido nas últimas décadas múltiplas funções que implicam no ato de educar, cuidar e proteger integralmente. Neste contexto, a ampliação de tempos e espaços educativos apresenta-se como oportunidade de aprendizagem e de formação de um ser humano integral. Emerge disso a necessidade de novos contextos educativos, novos perfis de educadores, diante do novo movimento da escola à comunidade, bem como aos novos saberes. A escola passa a ser entendida como espaço de crescimento, de vida, de discussão da realidade e de construção de saberes, espaço para o estabelecimento de relações intersubjetivas e intersetoriais, lugar privilegiado para pensar e propor ações educativas. Nos últimos anos a educação integral está sendo fortalecida pelo Programa Mais Educação, que se apresenta como estratégia indutora para auxiliar escolas e municípios na implantação e fortalecimento da educação em tempo integral. Diante deste cenário nacional o presente trabalho procura apresentar O Projeto de Educação em Tempo Integral em desenvolvimento no município de Chopinzinho, localizado na região sudoeste do Paraná. Esse projeto representa para a educação municipal a efetivação de um processo de educação integral ofertado em todas as escolas da rede e compreende a educação como formação humana, concebendo a infância como a fase mais importante para a aprendizagem. Além disso, procura-se contribuir com outros profissionais da educação, em especial, em tempo integral, por meio da apresentação das experiências e aprendizagens que tive na direção de uma escola de tempo integral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Spindola Bilhar (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2023-08-23T17:39:58Z No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 15022536 bytes, checksum: ef5e62b40229313722a1390e90dc22d3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-24T18:38:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENDES.pdf: 15022536 bytes, checksum: ef5e62b40229313722a1390e90dc22d3 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Laranjeiras do Sulpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.titleA escola de tempo integral: a ressignificação de tempos e espaços educativos – a proposta de educação em tempo integral no município de Chopinzinho, PRpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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