Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6946
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lepke, Sonize | - |
dc.contributor.referee1 | Ziesmann, Cleusa Inês | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Denise Knorst da | - |
dc.creator | Klosinski, Fabiana | - |
dc.date | 2023-07-12 | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T19:19:41Z | - |
dc.date.available | 2023-08-18 | - |
dc.date.available | 2023-08-24T19:19:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-07 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6946 | - |
dc.description.abstract | This conclusion study aims to analyze how an Instagram profile, aimed at children, young people and adults with Autistic Spectrum Disorder (ASD), as well as their families, can help in the dissemination of inclusive processes. Inclusion is a relevant topic nowadays and social networks have proven to be a privileged space for the debate and dissemination ideas, becoming an important tool for the promotion for this social policy. In this sense, this study proposes to investigate how this theme is addressed in these virtual environments. The research was carried out through a qualitative content analysis, with the collection of posts, comments and interactions related to the theme of inclusion, especially autism, on the social network @aquarelaproautista. The results obtained allow us to state that the profile aims to raise awareness in society regarding the services provided and, at the same time, build a support network for the families of children with ASD. The institution, in addition to offering guidance to families and schools and offering therapeutic services, is clear about the important role that the family plays in the inclusive and learning process. To this end, it seeks to strengthen the affective ties between the people who make up the family nucleus, but also the relationships between the families who seek therapeutic support in the institution. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma um perfil do Instagram, voltado para crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como suas famílias, pode auxiliar na difusão dos processos inclusivos. A inclusão é um tema relevante nos dias atuais e as redes sociais têm-se mostrado um espaço privilegiado para o debate e a disseminação de ideias, tornando-se uma ferramenta importante para a promoção dessa política social. Nesse sentido, este estudo propõe-se a investigar como essa temática é abordada nesses ambientes virtuais. A pesquisa foi realizada por meio de uma análise qualitativa de conteúdo, com a coleta de postagens, comentários e interações relacionadas ao tema da inclusão, especialmente o autismo, na rede social @aquarelaproautista. Os resultados obtidos permitem afirmar que o perfil se atém a sensibilizar a sociedade quanto aos atendimentos realizados e, ao mesmo tempo, construir uma rede de apoio para as famílias de crianças com TEA. A instituição, além de oferecer orientações às famílias, às escolas e ofertar atendimentos terapêuticos, tem clareza quanto ao importante papel que a família desempenha no processo inclusivo e de aprendizagem. Para tanto, busca fortalecer os laços afetivos entre as pessoas que compõem o núcleo familiar, mas também as relações entre as famílias que buscam suporte terapêutico na instituição. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-08-21T13:32:39Z No. of bitstreams: 1 KLOSINSKI.pdf: 1060935 bytes, checksum: 295ef86eb5a4438dc1eaa8c0f8a35ef8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-08-24T19:19:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KLOSINSKI.pdf: 1060935 bytes, checksum: 295ef86eb5a4438dc1eaa8c0f8a35ef8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-24T19:19:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KLOSINSKI.pdf: 1060935 bytes, checksum: 295ef86eb5a4438dc1eaa8c0f8a35ef8 (MD5) Previous issue date: 2023-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | Inclusão como um direito: uma análise das discussões nas redes sociais | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KLOSINSKI.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.