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Tipo: Dissertação
Título: Concepções e práticas alfabetizadoras: uma visão das professoras do 1º e 2º ano das escolas públicas do município de Paraí/RS
Autor(es): Freitas, Bianca Frank de
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Primeiro membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Segundo membro da banca: Oliveira, Marineiva Moro Campos de
Resumo: A presente dissertação investigou as concepções de alfabetização presentes nas práticas pedagógicas das professoras do 1º e 2º ano da rede pública do município de Paraí/RS. Para tal, foram delimitados como objetivos específicos: conceituar os métodos de alfabetização no contexto histórico; compreender como os processos de alfabetização se desenvolvem; identificar quais as concepções de alfabetização estão presentes nas práticas pedagógicas das professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública; registrar como ocorrem as ações pedagógicas das professoras alfabetizadoras; desenvolver um documento norteador com princípios alfabetizadores para as professoras do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Para atingir estes objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e construído um Estado do Conhecimento para verificar as produções existentes acerca do tema, sendo esse realizado em duas bases de dados (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Scientific Electronic Library Online). A pesquisa nas duas bases resultou em um total de seis trabalhos sobre o assunto, que foram separados em três categorias e analisados. Dito isso, este estudo apresentou como problemática: quais são as concepções alfabetizadoras presentes nas ações das professoras do 1º e 2º ano das escolas públicas do município de Paraí/RS? Diante desta questão, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, que se efetivou na aplicação de questionário on-line e observação de até três aulas de professoras alfabetizadoras de Paraí/RS. Já a análise dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os principais conceitos foram trabalhados a partir de autores que contribuíram para a discussão teórica deste estudo, sendo os principais: Kramer (2019), Tfouni (2006), Teale (1982), Kato (1986), Kleiman (1995), Frade (2005, 2007), Mortatti (2006), França (2008), Monteiro e Silva (2015), Ferreira et al. (2013) e Franco (2016). Ao concluir esta pesquisa, pode-se afirmar que os objetivos estabelecidos foram alcançados, uma vez que é possível perceber que as concepções tradicional e crítico-social dos conteúdos fundamentam as práticas pedagógicas das professoras que atuam no 1º e 2º ano do município de Paraí/RS. Por fim, ressalta-se a relevância de as professoras alfabetizadoras conhecerem os fundamentos de sua prática, pois teoria e prática caminham juntas.
Abstract/Resumen: This dissertation investigated the conceptions of literacy present in the pedagogical practices of teachers in the 1st and 2nd grades of the public school system in the municipality of Paraí/RS. To do so, the following specific objectives were defined: conceptualize literacy methods in the historical context; understand how literacy processes develop; identify the literacy conceptions present in the pedagogical practices of teachers in the 1st and 2nd grades of the public elementary school system; document the pedagogical actions of literacy teachers; develop a guiding document with literacy principles for teachers in the 1st and 2nd grades of the elementary school. To achieve these objectives, a bibliographic research was conducted and a State of Knowledge was constructed to examine existing productions on the topic. This was carried out using two databases (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações and Scientific Electronic Library Online). The research in both databases resulted in a total of six studies on the subject, which were separated into three categories and analyzed. With that said, this study presented the following issue: what are the literacy conceptions present in the actions of teachers in the 1st and 2nd grades of public schools in the municipality of Paraí/RS? In light of this question, a qualitative research was chosen, which was carried out through the application of an online questionnaire and the observation of up to three classes taught by literacy teachers in Paraí/RS. Data analysis was conducted using Bardin's Content Analysis (2016). The main concepts were approached through authors who contributed to the theoretical discussion of this study, including: Kramer (2019), Tfouni (2006), Teale (1982), Kato (1986), Kleiman (1995), Frade (2005, 2007), Mortatti (2006), França (2008), Monteiro e Silva (2015), Ferreira et al. (2013), and Franco (2016). Upon concluding this research, it can be affirmed that the established objectives were achieved, as it is possible to perceive that both the traditional and critical-social conceptions of content underpin the pedagogical practices of teachers working in the 1st and 2nd grades in the municipality of Paraí/RS. Finally, the relevance of literacy teachers knowing the foundations of their practice is emphasized, as theory and practice go hand in hand.
Palavras-chave: Alfabetização
Métodos de alfabetização
Concepções de alfabetização
Práticas alfabetizadoras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6964
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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