Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6965
Tipo: Dissertação
Título: A docência em educação infantil a partir da perspectiva histórico-cultural nas práticas pedagógicas
Autor(es): Tolotti, Calima de Oliveira
Primeiro Orientador: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Primeiro membro da banca: Johann, Maria Regina
Segundo membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: O propósito da pesquisa consiste em examinar as possibilidades e restrições quando se trata de implementar práticas pedagógicas na Educação Infantil, levando em consideração a perspectiva histórico-cultural. Essa investigação está inserida em uma pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Educação da UFFS- campus Erechim e tem como problema de pesquisa: como a teoria histórico-cultural pode contribuir para a construção de conhecimentos na Educação Infantil a partir da formação docente? A pesquisa é de natureza qualitativa e se estrutura em revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa empírica, a partir da pesquisa-ação. A coleta de dados junto aos participantes foi conduzida por meio de formulários on-line via Google. Além dos questionários, foram utilizados como fontes de pesquisa os Projetos Político Pedagógicos de ambas as escolas. Os participantes convidados foram professores da Educação Infantil de duas escolas que atendem crianças de (4) quatro e (5) cinco anos localizadas no município de Panambi/RS. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). A pesquisa desenvolveu, como produto, uma pesquisa-intervenção, em que foram organizados três (3) encontros de formação continuada por meio de grupo de estudos pela plataforma Google Meet e Webex, com três (3) professoras participantes convidadas que realizaram estudos a partir da base teórica histórico-cultural, buscando por meio desses estudos estabelecer relações entre a teoria e as práticas pedagógicas, as quais auxiliaram no apontamento de perspectivas positivas e/ou possíveis limitações para desenvolver a teoria histórico-cultural em distintas escolas e contextos sociais. Dessa forma, a pesquisadora trabalhou mediando os conflitos e as indagações, contribuindo para que as crianças pudessem elevar seus níveis de construção de conhecimentos científicos, estabelecendo elos com seus conhecimentos empíricos e dos colegas, pois aprenderam, com o outro e por meio de suas vivências, a ouvir, a entender as diferenças e as semelhanças que cada um traz consigo.
Abstract/Resumen: The purpose of the research is to examine the possibilities and restrictions when it comes to implementing pedagogical practices in Early Childhood Education, taking into account the historical-cultural perspective. This investigation is part of research on the Professional Master's in Education course at UFFS - Erechim campus and its research problem is: how can historical-cultural theory contribute to the construction of knowledge in Early Childhood Education based on teaching qualification? The research is qualitative in nature and is structured in bibliographic review, documentary analysis and empirical research, from action-research. Data collection with the participants was conducted through online forms via Google. In addition to the questionnaires, the Political Pedagogical Projects of both schools were used as sources of research. The invited participants were teachers of Early Childhood Education from two schools that serve children of (4) four and (5) five years old located in the municipality of Panambi/RS. Data were analyzed based on Content Analysis (BARDIN, 1977). A the research developed, as a product, an intervention-research, in which three (3) meetings of continuing education were organized through a study group by the Google Meet and Webex platform, with three (3) invited participating professors who conducted studies from the historical-cultural theoretical basis, seeking through these studies to establish relations between theory and pedagogical practices, which helped in the appointment of positive perspectives and/or possible limitations to develop the historical-cultural theory in different schools and social contexts. In this way, the researcher worked mediating conflicts and questions, contributing so that children could raise their levels of construction of scientific knowledge, establishing links with their empirical knowledge and that of their colleagues, because they learned, with the other and through their experiences, to listen, to understand the differences and similarities that each one brings with them.
Palavras-chave: Educação Infantil
Práticas Pedagógicas
Teoria histórico-cultural
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6965
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TOLOTTI.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.