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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores na escola: o coordenador pedagógico como mediador
Autor(es): Galafassi, Simone
Primeiro Orientador: Sartori, Jerônimo
Primeiro membro da banca: Fávero, Altair Alberto
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Terceiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: A presente pesquisa teve como tema a formação continuada de professores na escola mediada pela atuação dos coordenadores pedagógicos. A formação continuada constitui-se como uma exigência diante das transformações em curso na sociedade contemporânea, como a inserção das tecnologias e situações imprevistas de toda ordem, que trazem a necessidade de ressignificar o trabalho pedagógico e romper com a resistência em repensar a prática. A formação continuada de professores na escola é essencial para promover o desenvolvimento profissional dos docentes. O coordenador pedagógico, nesse contexto, desempenha um papel fundamental como mediador nesse processo, articulando as políticas educacionais com as demandas da comunidade escolar. Para implementar a formação continuada de forma eficiente, é importante identificar as necessidades dos professores e os objetivos da escola previstos no projeto político-pedagógico, definir estratégias e metodologias adequadas e acompanhar os resultados alcançados. Nesse alinhamento, a pesquisa teve como objetivo geral investigar como o coordenador pedagógico, vinculado à equipe de gestão da escola, planeja e promove a formação continuada dos professores no próprio âmbito de trabalho - na escola. A pesquisa orientou-se pelas seguintes questões: Como o coordenador pedagógico vinculado à gestão escolar constitui-se ou não como mediador da formação continuada dos professores no próprio âmbito de trabalho - na escola? Quais percepções de formação continuada possuem os coordenadores pedagógicos das escolas investigadas? Como a formação continuada de professores pode atender às sucessivas mudanças que ocorrem no cotidiano escolar? Mediante a realização de pesquisa de campo, investigamos seis sujeitos que atuam como coordenadores pedagógicos em escolas dos municípios de Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Estação, Erebango e Ipiranga do Sul. O estudo é de abordagem qualitativa, valendo-se da pesquisa bibliográfica e de campo, esta realizada por meio de questionários e entrevistas. Os principais autores que configuraram a base teórica são: Imbernón (2000), Nóvoa (1992 e 1995), Pimenta e Anastasiou (2002), Tardif (2014), Sartori (2013), Freire (1996), entre outros. Da análise dos dados, constatou-se que os coordenadores pedagógicos, em sua maioria, têm conhecimento sobre suas atribuições, principalmente, no que concerne à formação continuada dos professores. Eles desenvolvem ações para averiguar as necessidades formativas do grupo de professores sobre sua coordenação, realizam momentos de escuta e de diálogo com os docentes, sugerem ações interventivas que possam contribuir com suas práticas. Além disso, relatam desafios e limites como falta de engajamento dos professores, recorrentes faltas de profissionais, atividades burocráticas, falta de formação, restrições de tempo e suporte que comprometem seu trabalho.
Abstract/Resumen: This research had as its theme the continuing education of teachers at school mediated by the performance of pedagogical coordinators. Continuing education constitutes a requirement in the face of ongoing transformations in contemporary society, such as the insertion of technologies and unforeseen situations of all kinds, which bring the need to reframe the pedagogical work and break with the resistance to rethinking the practice. The continuing education of teachers at school is essential to promote the professional development of teachers. The pedagogical coordinator in this context plays a fundamental role as a mediator in this process, articulating educational policies with the demands of the school community. In order to implement continuing education efficiently, it is important to identify the teachers' needs and the school's objectives foreseen in the political-pedagogical project, define adequate strategies and methodologies and monitor the results achieved. In this alignment, the research had as general objective to investigate how the pedagogical coordinator, linked to the school's management team, plans and promotes the continuing education of teachers in their own work environment - at school. The research was guided by the following questions: How does the pedagogical coordinator linked to school management constitute or not a mediator of the continuing education of teachers in their own work scope - at school? What conceptions of continuing education do the pedagogical coordinators of the investigated schools have? How can the continuing education of teachers respond to the successive changes that occur in everyday school life? Through field research, we investigated six subjects who act as pedagogical coordinators in schools in the municipalities of Getúlio Vargas, Floriano Peixoto, Estação, Erebango and Ipiranga do Sul. The study has a qualitative approach, making use of bibliographical and field research, the latter carried out through questionnaires and interviews. The main authors who formed the theoretical basis are: Imbernón (2000), Nóvoa (1992 and 1995), Pimenta and Anastasiou (2002), Tardif (2014), Sartori (2013), Freire (1996), among others. From the analysis of the data, it was found that the pedagogical coordinators, for the most part, are aware of their attributions, especially with regard to the continuing education of teachers. They develop actions to ascertain the training needs of the group of teachers regarding their coordination, carry out moments of listening and dialogue with the teachers, suggest intervention actions that can contribute to their practices. In addition, they report challenges and limits such as lack of teacher engagement, recurring shortages of professionals, bureaucratic activities, lack of training, time constraints and support that compromise their work.
Palavras-chave: Gestão escolar
Coordenador Pedagógico
Formação continuada na escola
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6967
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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