Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Neide Cardoso de-
dc.creatorAlmeida, Rose Antonietti Gomes de-
dc.date2016-08-24-
dc.date.accessioned2017-07-07T19:07:51Z-
dc.date.available2017-07-07-
dc.date.available2017-07-07T19:07:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/696-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a research that aimed to explain if the illustrations presented in the educational blogs addressed to child education transmit meanings about gender inequality, can contribute to establish and sustain relations of domination. This cut was necessary in view of the technological and media developments in the past decades, which facilitated the access to the internet and, consequently to the information in all areas of knowledge. We seek to know the images present in these blogs as they are used as didactic and pedagogical resources used by teachers in the search of activities to be implemented in the classroom. We aim to be this current research with social relevance, political and academic, because it is a recent theme in Brazilian research. This research was supported by the theories that address the relations of domination, mediation of modern culture John B. Thompson (2011), as well as its methodological proposal of Depth Hermeneutics (HD). Also supported the study and understanding of issues relating to gender of Joan W. Scott (1995), in order to grasp their possible relationships between domination and power. The theoretical approach between Thompson and Scott is because they share similar social and critical proposals. With this, research and analysis undertaken provided reveal and unveil the implicit and explicit, through naturalization and eternalization strategies, conveyed by these illustrations. It is noted for the fact that our attention was so focused on the demonstrations that show support, maintenance and reproduction of these inequalities as to the progress and transformation in relation to gender issues. Our field studies provided conditions to observe progress and stays in the representations conveyed by this didactic and media means. These between others facts bring us to the importance of studies about gender and media in initial and continued teacher training from the first stage of basic education, that is, brazilian children's education.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo explicitar se as ilustrações apresentadas nos blogs educacionais endereçados à Educação Infantil transmitem sentidos sobre as diferenças de gênero que, podem contribuir para estabelecer e sustentar relações de dominação. Este recorte se fez necessário tendo em vista o avanço tecnológico e midiático nas últimas décadas, o qual facilitou o acesso à internet e, consequentemente, a informações em todas as áreas do conhecimento. Buscamos conhecer as imagens presentes nesses blogs por serem recursos didáticos e pedagógicos utilizados pelos professores na busca de atividades a serem aplicadas em sala de aula. Almejamos ser esta uma pesquisa atual e de relevância social, política e acadêmica, por se tratar de um tema recente nas pesquisas brasileiras. Esta pesquisa esteve amparada pelas teorias que abordam as relações de dominação; midiação da cultura moderna de John B. Thompson (2011), bem como em sua proposta metodológica da Hermenêutica de Profundidade (HP). Também nos apoiamos no estudo e na compreensão sobre as questões relativas ao gênero de Joan W. Scott (1995), com o intuito de apreender possíveis relações entre dominação e poder. A aproximação teórica entre Thompson e Scott se deve ao fato de compartilharem equivalentes propostas sociais e críticas. Com isso a pesquisa e análise empreendida proporcionaram revelar e desvelar os sentidos implícitos e explícitos, por meio das estratégias de naturalização e eternalização, veiculados por essas ilustrações. Salienta-se o fato de que nossa atenção esteve tanto voltada para as manifestações que revelam a sustentação, manutenção e reprodução dessas desigualdades como para os avanços e transformações em relação às questões de gênero. Nosso campo de estudos forneceu condições de observar avanços e permanências nas representações veiculadas por esse meio midiático e didático. Esses, entre outros fatos, nos remeteram para a importância dos estudos sobre gênero e mídia na formação inicial e continuada dos professores desde a primeira etapa da educação básica, ou seja, a educação infantil brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-07T17:57:18Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 3816280 bytes, checksum: 1da6cb62b2b3b78e72201a019f43d541 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-07T19:07:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 3816280 bytes, checksum: 1da6cb62b2b3b78e72201a019f43d541 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-07T19:07:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALMEIDA.pdf: 3816280 bytes, checksum: 1da6cb62b2b3b78e72201a019f43d541 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.titleRelações de gênero na educação infantil: análise de ilustrações nos blogs educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALMEIDA.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.