Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6975
Tipo: Dissertação
Título: Integração curricular no ensino médio técnico: concepções, pressupostos e possibilidades
Autor(es): Piano, Carine
Primeiro Orientador: Bagnara, Ivan Carlos
Primeiro membro da banca: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Segundo membro da banca: Ferreira, Liliana Soares
Resumo: A legislação determina que pelo menos 50% das vagas ofertadas nos Institutos Federais sejam destinadas aos cursos técnicos de nível médio, preferencialmente na forma integrada, que visa preparar os alunos para o mundo do trabalho e a vida em geral. Um dos pilares do Ensino Médio Integrado é a integração curricular, que busca conectar formação geral e específica, estabelecendo uma relação dinâmica e dialética entre os componentes curriculares e seus conteúdos, possibilitando que os estudantes percebam as inter-relações entre os conhecimentos e desenvolvam uma educação mais alargada e integrada. Com base nisso, a presente pesquisa objetivou compreender as concepções de integração curricular dos professores do Ensino Médio Integrado do campus Palmas do IFPR, buscando alternativas para sua efetivação/fortalecimento. Procedeu-se à pesquisa bibliográfica, para análise de teses e dissertações sobre a temática; pesquisa documental, examinando-se os projetos pedagógicos de curso, a legislação e normativas internas do IFPR; e, por fim, entrevista com professores que trabalham nos cursos. Para análise de dados, utilizou-se do método de Análise de Conteúdo. Da investigação emergiram entraves para a integração curricular, dos quais destacam-se: Falta de diálogo/interação entre professores de formação geral e específica; Fragilidades na formação dos professores; Compartimentalização disciplinar do currículo e do conhecimento e a consequente resistência em rompê-la. Por outro lado, destacam-se algumas potencialidades da integração curricular: Conexão entre teoria e prática, permitindo aos estudantes perceberem as inter-relações entre os conhecimentos; Promoção da formação integral do ser humano, desenvolvendo habilidades físicas, intelectuais, culturais, educacionais, psicossociais, afetivas, estéticas e lúdicas; Possibilidade de inclusão social e democratização do acesso à educação. Os professores do Ensino Médio reconhecem a importância da integração curricular para a formação integral dos estudantes. Contudo, constatam que essa integração não tem sido efetivamente implementada no local pesquisado devido aos diversos desafios elencados.
Abstract/Resumen: La legislación determina que al menos el 50% de las plazas ofrecidas en Institutos Federales deben ser destinadas a cursos técnicos de nivel medio, preferentemente en la forma integrada, que busca preparar a los estudiantes para el mundo laboral y la vida en general. Uno de los pilares de la enseñanza media integrada es la integración curricular, que busca conectar la formación general y específica, estableciendo una relación dinámica y dialéctica entre los componentes curriculares y sus contenidos, permitiendo que los estudiantes perciban las interrelaciones entre los conocimientos y desarrollen una educación más amplia e integrada. En base a esto, la presente investigación tuvo como objetivo comprender las concepciones de integración curricular de los profesores de la Enseñanza Media Integrada de campus Palmas de IFPR, buscando alternativas para su efectividad/fortalecimiento. Se llevó a cabo una investigación bibliográfica para analizar tesis y disertaciones sobre el tema; investigación documental, examinando los proyectos pedagógicos de los cursos, la legislación y normativas internas de IFPR; y, por último, entrevistas con profesores que trabajan en los cursos. Para el análisis de datos, se utilizó el método de Análisis de Contenido. De la investigación surgieron obstáculos para la integración curricular, entre los cuales se destacan: falta de diálogo/interacción entre profesores de formación general y específica; debilidades en la formación de los profesores; compartimentalización disciplinaria del currículo y del conocimiento y la consecuente resistencia para superarla. Por otro lado, se destacan algunas potencialidades de la integración curricular: conexión entre teoría y práctica, permitiendo a los estudiantes percibir las interrelaciones entre los conocimientos; promoción de la formación integral del ser humano, desarrollando habilidades físicas, intelectuales, culturales, educativas, psicosociales, afectivas, estéticas y lúdicas; posibilidad de inclusión social y democratización del acceso a la educación. Los profesores de la enseñanza media reconocen la importancia de la integración curricular para la formación integral de los estudiantes. Sin embargo, constatan que esta integración no se ha implementado efectivamente en el lugar investigado debido a los diversos desafíos mencionados.
Palavras-chave: Integração Curricular
Ensino Médio Integrado
Institutos Federais
Educação Profissional e Tecnológica
Educação Republicana e Democrática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6975
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIANO.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.