Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6977
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de trabalho com temas geradores nos anos finais do ensino fundamental: educação situada na rede municipal de Novo Barreiro (RS)
Autor(es): Linke, Jocieli Roberta
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Segundo membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
Terceiro membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Resumo: A presente pesquisa traz como tema a metodologia dos temas geradores e a relação dessa com a interdisciplinaridade que oportuniza a integração curricular em todos os seus aspectos, possibilitando e estimulando os educandos ter uma postura mais ativa e responsável da sua aprendizagem. Refletindo sobre essas práxis e ao observar a lacuna existente entre a teoria e a prática relacionadas à metodologia de ensino utilizada pela rede municipal de ensino de Novo Barreiro (RS), viabilizou-se a elaboração da pesquisa com ênfase em qualificar a formação continuada dos docentes envolvidos no que diz respeito à temática da metodologia através de temas geradores. Nesse sentido, o objetivo geral desta investigação está organizado em construir coletivamente uma proposta de formação continuada com os docentes da rede municipal de ensino de Novo Barreiro no que se refere às contribuições dos temas geradores no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, especificamente nos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio das perspectivas da educação popular. A metodologia apresentada caracterizou-se como qualitativa do tipo participante. A coleta de dados com os participantes foi realizada através de Rodas de Conversas e registros feitos pela pesquisadora, em que participaram professores de duas escolas municipais da rede de ensino de Novo Barreiro, os quais atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os espaços de formações continuadas oferecidos pela rede municipal foram um ponto significativo destacado pelos participantes, em que se percebe a importância dessas formações serem voltadas à metodologia de ensino que a rede trabalha, bem como os momentos de construção coletiva oportunizados pela hora-atividade na escola como um espaço que permite as trocas de conhecimentos e, consequentemente, a interdisciplinaridade. Com esta investigação, buscou-se compreender e identificar desafios e alternativas encontradas pelos professores e, assim, qualificar a formação docente através do produto interventivo do Mestrado Profissional em Educação, a construção de um documento orientador das práticas pedagógicas que será apresentado ao grupo em formações continuadas voltadas à metodologia dos temas geradores. Isso irá oportunizar a todos os docentes dos Anos Finais da rede municipal de ensino de Novo Barreiro um espaço de construção de conhecimento e trocas de experiências para tornar suas práticas pedagógicas mais significativas e interdisciplinares, buscando a promoção da cidadania e o desenvolvimento pleno dos alunos.
Abstract/Resumen: The present research has as its theme the methodology of the generating themes and its relationship with the interdisciplinarity that makes curricular integration possible in all its aspects, enabling and encouraging students to have a more active and responsible attitude towards their learning. Reflecting on these praxis and observing the existing gap between theory and practice related to the teaching methodology used by the municipal teaching network of Novo Barreiro (RS), it was possible to carry out the research with an emphasis on qualifying the continuing education of the teachers involved with regard to the theme of methodology through generative themes. In this sense, the general objective of this investigation is organized to collectively build a proposal for continuing education with teachers from the municipal teaching network of Novo Barreiro with regard to the contributions of the generating themes in the teaching and learning process of students, specifically in the final years of elementary school through the perspectives of popular education. The methodology presented was characterized as qualitative of the participant type. Data collection with the participants was carried out through Conversation Circles and records made by the researcher, in which teachers from two municipal schools in the Novo Barreiro teaching network, who work in the final years of elementary school, participated. The spaces for continuing education offered by the municipal network were a significant point highlighted by the participants, where one can see the importance of these training courses being aimed at the teaching methodology that the network works with, as well as the moments of collective construction provided by the hour of activity at school as a space that allows the exchange of knowledge and consequently interdisciplinarity. With this investigation, we sought to understand and identify the challenges and alternatives encountered by teachers and thus qualify teacher training through the interventional product of the Professional Master's Degree in Education, the construction of a guiding document for pedagogical practices, which will be presented to the group in continuing training focused on the methodology of the generating themes, providing all teachers in the final years of the municipal teaching network of Novo Barreiro with a space for building knowledge and exchanging experiences to make their pedagogical practices more meaningful and interdisciplinary, seeking the promotion of citizenship and the full development of students.
Palavras-chave: Educação popular
interdisciplinaridade
temas geradores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6977
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LINKE.pdf12,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.