Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6980
Tipo: Produto Educacional
Título: A iniciação científica no contexto do novo ensino médio
Autor(es): Prando, Graziela Betoni
Primeiro Orientador: Lepke, Sonize
Resumo: A presente dissertação propõe uma análise referente ao componente curricular de Iniciação Científica como mobilizador da pesquisa no Ensino Médio. Tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: Como a implementação da Iniciação Científica e da Pesquisa no Ensino Médio se reflete na formação do aluno pesquisador? Os conceitos centrais nesta pesquisa foram tratados com base nos seguintes autores: Ball, Maguire e Braun (2016), Laval (2004), Krawczyk e Ferretti (2017), Freire (1987/1996), Demo (2007/2017) e Moraes, Galiazzi e Ramos (2012), os quais contribuíram com a discussão teórica e científica. A metodologia envolveu a realização de pesquisa bibliográfica e Estudo de Caso, de natureza exploratória e qualitativa, desenvolvida mediante revisão de literatura, entrevistas semiestruturadas, com doze alunos dos terceiros anos do Ensino Médio, análise do Projeto Político-Pedagógico e do Plano de Estudo da escola local da pesquisa e registros do Diário de Campo da pesquisadora. A análise dos dados produzidos foi feita por meio da Análise Textual Discursiva. A partir dos dados analisados, foi possível identificar que a Iniciação Científica está presente no contexto do Novo Ensino Médio, caracterizado por uma reformulação que atende aos interesses econômico-financeiros para com a educação, marcada pelo capital e pela ideologia empresarial; além disso, foi observado que a implementação das políticas passa pela interpretação e tradução dos contextos nos quais estão inseridas. Destaca-se, também, como resultado, o potencial da Iniciação Científica em mobilizar a pesquisa na educação básica, com o princípio educativo, formativo e científico no contexto da sala de aula, vindo ao encontro da formação do aluno pesquisador, que produz conhecimento por meio da investigação, problematização e reflexão crítica das ideias e realidade vividas por ele. Os dados também revelaram o descontentamento dos alunos com o Novo Ensino Médio e a impossibilidade de acessar saberes em algumas áreas do conhecimento. Se, por um lado, a escola analisada teve a possibilidade de elaborar uma interpretação e traduziu para o contexto da prática que permitiu a efetivação da Iniciação Científica, por outro, teve que renunciar a um currículo extenso da matemática, ciências da natureza, ciências humanas e linguagem para dar espaço a itinerários formativos, como Sustentabilidade e Empreendedorismo. A partir dos dados, podemos afirmar que a reorganização do Novo Ensino Médio se faz necessária, porém, sem desconsiderar os potenciais e a necessidade de inserir a Iniciação Científica numa eventual reorganização. Como produto do processo de pesquisa, organizamos um caderno com os resultados da pesquisa sobre o processo de implantação do Novo Ensino Médio na escola analisada, a Iniciação Científica e as considerações dos alunos sobre o processo e a aprendizagem. Este material será enviado para a direção da escola analisada e para a Coordenadoria Regional de Educação.
Abstract/Resumen: The present dissertation suggests an analysis regarding the curricular component of Scientific Initiation, as a research mobilizer in High School. Its research problem is the following question: How does the implementation of the Scientific Initiation and Research in High School reflect on the training of the student researcher? The core concepts in this research were focused based on the following authors: Ball, Maguire and Braun (2016), Laval (2004), Krawczyk and Ferretti (2017), Freire (1987/1996), Demo (2007/2017) and Moraes, Galiazzi and Ramos (2012), who wrote considering theoretical and scientific discussion. The methodology involved carrying out a bibliographical research and case study, it was exploratory and qualitative in nature, developed through a review of literature, semi-structured interviews, with twelve junior high school students, analysis of the Political Pedagogical Project and the research local school’s Education Structure of Study Plan and records of the researcher's Field Journal. The analysis of the produced data was set using Discursive Textual Analysis according to Moraes and Galiazzi (2020). It was possible to identify, from the data analyzed, that Scientific Initiation is present in the context of the New High School, marked by a reformulation that serves the economic and financial interests of education, set by capital and business ideology, in addition, it was observed that the implementation of policies involves the interpretation and translation of the contexts in which they are inserted. It also stands out as a result, the potential of Scientific Initiation to mobilize research in basic education, with an educational, formative, and scientific principle in the context of the classroom, meeting the training of the student researcher, who produces knowledge through research, problematization and critical reflection of the ideas and reality experienced by them. The data also revealed the students' discontent with the New High School and the impossibility of accessing wisdom in some areas of knowledge. If, on the one hand, the analyzed school had the possibility of elaborating an interpretation and translation for the context of the practice that allowed the execution of the scientific initiation, on the other hand, it had to renounce an extensive curriculum of mathematics, natural sciences, human sciences, and languages to make room for formative itineraries: Sustainability and Entrepreneurship. From the data, we can claim that the reorganization of the New High School is necessary, however, without disregarding the potential and need to insert Scientific Initiation in an eventual rearrangement. As a product of the research process, we organized a notebook with the results of the research on the process of implementing the New High School in the analyzed school, the scientific initiation and the students' considerations about the process and learning. This material will be sent to the analyzed school's management and to the Regional Education Coordination.
Palavras-chave: Novo Ensino Médio
Iniciação Científica
Pesquisa
Aluno pesquisador
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6980
Data do documento: Jul-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRANDO - Produto Educacional.pdf14,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.