Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6987
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gräff, Patrícia-
dc.contributor.referee1Neitzel, Odair-
dc.contributor.referee2Nozu, Washington Cesar Shoiti-
dc.creatorMendonça, Bruna-
dc.date2023-08-23-
dc.date.accessioned2023-10-04T13:24:35Z-
dc.date.available2023-09-19-
dc.date.available2023-10-04T13:24:35Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6987-
dc.description.abstractThis research aims to understand the effects of neoliberal rationality on continuing teacher training policies for specialized educational services in high abilities/giftedness, under the imperative of inclusion. This is research guided by a post-critical epistemological approach, of a qualitative nature, using bibliographic and documentary research as research support. The analyzes undertaken are based on Foucauldian studies in Education, highlighting biopolitics as a theoretical-methodological tool. The documentary corpus consists of international and national educational policies from the state of Santa Catarina and continuing training courses for Basic Education teachers, with an emphasis on high skills/giftedness. The analytical exercise undertaken on the materials allowed the understanding of educational policies for the continued training of teachers as biopolitical strategies that seek to subjectivize the conduct of the self-entrepreneur in the subjects. It was noticed that educational policies exercise two investment practices in human capital in the contemporary context. The first practice is carried out by the subject himself, who is responsible for capitalizing on skills necessary from the neoliberal perspective, to remain competitive in the economic game. The second practice is carried out through State intervention. In it, the State promotes teaching human capital, through continuing training courses, which aim to create specialists for specialized educational services for individuals with high skills/giftedness. It is concluded that contemporary educational policies move, control and guide the conduct of the self-entrepreneur over teachers, in addition to establishing an expert specialist in the action of identifying, but, above all, enhancing the abilities of individuals with high abilities/giftedness. Both investment practices in human capital are important for maintaining neoliberal gears and interests in Contemporary Times.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender os efeitos da racionalidade neoliberal sobre as políticas de formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado em altas habilidades/superdotação, sob o imperativo da inclusão. Trata-se de uma pesquisa orientada pela abordagem epistemológica pós-crítica, de cunho qualitativo, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental como suporte de investigação. As análises empreendidas amparam-se nos estudos Foucaultianos em Educação, pinçando a biopolítica como ferramenta teórico-metodológica. O corpus documental é constituído por políticas educacionais internacionais, nacionais, do estado de Santa Catarina e por cursos de formação continuada para professores da Educação Básica, com ênfase nas altas habilidades/superdotação. O exercício analítico empreendido sobre os materiais permitiu a compreensão das políticas educacionais para formação continuada de professores como estratégias biopolíticas que buscam subjetivar a conduta do empresário de si nos sujeitos. Percebeu-se que as políticas educacionais exercem duas práticas de investimento no capital humano no contexto contemporâneo. A primeira prática é realizada pelo próprio sujeito, sendo ele responsável pela capitalização de competências necessárias pela perspectiva neoliberal, para manter-se competitivo no jogo econômico. A segunda prática é realizada por intervenção do Estado. Nela, o Estado fomenta o capital humano docente, por meio de cursos de formação continuada, que objetivam a constituição do especialista para o atendimento educacional especializado para o sujeito com altas habilidades/superdotação. Conclui-se que as políticas educacionais contemporâneas movimentam, controlam e conduzem a conduta do empresário de si sobre os docentes, além de instituir um especialista expert na ação de identificar, mas, sobretudo, potencializar habilidades do sujeito com altas habilidades/superdotação. Ambas as práticas de investimento no capital humano são importantes para a manutenção das engrenagens e dos interesses neoliberais, na Contemporaneidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-09-19T12:44:07Z No. of bitstreams: 1 MENDONÇA.pdf: 1308644 bytes, checksum: c69e53a771f46923a65881362bef23a0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-04T13:24:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MENDONÇA.pdf: 1308644 bytes, checksum: c69e53a771f46923a65881362bef23a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-04T13:24:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MENDONÇA.pdf: 1308644 bytes, checksum: c69e53a771f46923a65881362bef23a0 (MD5) Previous issue date: 2023-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.titleFormação docente e altas habilidades/superdotação: a ênfase do empresário de si e do capital humano nas políticas educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDONÇA.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.