Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6988
Tipo: Dissertação
Título: A educação de jovens e adultos quilombolas no município de Campos Novos, Santa Catarina: repercussões das interfaces de territórios e deslocamentos
Autor(es): Silva, Marinalva da Costa
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Gritti, Isabel
Segundo membro da banca: Medeiros, Lucineide Barros
Terceiro membro da banca: Santos, Almir Paulo dos
Resumo: Nos meios sociais, observam-se frequentemente práticas de exclusão e segregação correlacionadas aos aspectos étnico-raciais associadas às dimensões estruturais do desenvolvimento histórico o que conceitualmente denomina-se de racismo estrutural. Esse trabalho tem como propósito apresentar um estudo sobre o tema, em uma pesquisa diretamente ligada à questão étnico-racial no contexto quilombola com sujeitos da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas quilombola (EJA/Quilombola), pelo fato de esses terem experimentado mais diretamente os efeitos do racismo estrutural, potencializado pela falta da educação e, assim, poder identificar qual é realmente o sentido da EJA/quilombola para a construção dos meios de superação do racismo estrutural. Desse modo, objetivou-se analisar como está sendo implementado as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, junto a EJA/Quilombola na unidade decentralizada do CEJA, no distrito de Ibicuí, no município de Campos Novos de Santa Catarina. Para atingir a esse propósito, elencaram-se os seguintes objetivos específicos: a) compreender como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, podem ser situadas na modalidade da EJA, com a especificidade quilombola; b) identificar a percepção das estudantes acerca do currículo praticado junto à Unidade decentralizada do CEJA, sediada na Escola de Educação Básica Faria Neto, a fim de buscar a compreensão prática destas diretrizes; c) compreender como se constitui a prática pedagógica em relação às questões de identidades quilombola; d) apresentar uma proposta de ação. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, que tem como objetivo principal descrever as características de determinado fenômeno. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado do Conhecimento, no banco de dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd Nacional) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Para dar conta às questões conceituais, realizou-se uma revisão teórica dos fundamentos da questão quilombola, do racismo estrutural e da EJA/Quilombola. A identificação dos dados empíricos foi por meio da pesquisa de campo, com a utilização de um questionário e de uma entrevista semiestruturada. Analisaram-se os dados segundo as técnicas de conteúdo. Aplicou-se o questionário a cinco (05) estudantes matriculadas no ensino médio da EJA/Quilombola no CEJA do município de Campos Novos/SC, UD/Quilombola, situada no distrito de Ibicuí. A pesquisa empírica, na análise, evidenciou e pode-se dizer que as estudantes entrevistadas apresentaram a percepção que as ausências do acesso à educação foram condicionantes sociais, que somado ao conjunto dos meios de exclusão, potencializaram processos de opressão e criaram dificuldades de enfrentamento das situações estruturais do racismo, causadoras de invisibilidade destes sujeitos. Decorrente desta constatação, o trabalho apresenta como produto, uma campanha de divulgação da EJA/quilombola, para que as pessoas que não tenham concluído os estudos possam fazê-lo.
Abstract/Resumen: Practices of exclusion and segregation correlated to ethnic-racial aspects associated with the structural dimensions of historical development are frequently observed in social circles, conceptually known as structural racism. The purpose of this paper is to present a study on the subject, in research directly linked to the ethnic-racial issue in the quilombola context, with subjects from quilombola Youth, Adult and Elderly Education (EJA/Quilombola), due to the fact that they have more directly experienced the effects of structural racism, potentiated by the lack of education, and thus be able to identify what the meaning of EJA/quilombola really is for building the means to overcome structural racism. The aim was to analyze how the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education are being implemented in the EJA/quilombola in the decentralized CEJA unit in the district of Ibicuí. In order to achieve this, the following specific objectives were set: a) to understand how the National Curriculum Guidelines for Quilombola School Education in Basic Education can be situated in the EJA modality, with quilombola specificity; b) to identify the students' perception of the curriculum practiced at the CEJA decentralized unit, based at the Faria Neto Basic Education School, in order to seek a practical understanding of these guidelines; c) to understand how pedagogical practice is constituted in relation to quilombola identity issues; d) to present a proposal for action. In terms of methodology, this is a descriptive and exploratory study, whose main objective is to describe the characteristics of a given phenomenon. Initially, a bibliographical survey was carried out, of the State of Knowledge type, in the database of the National Association for Postgraduate Studies and Research in Education (ANPEd Nacional) and in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). To deal with the conceptual issues, a theoretical review of the foundations of the quilombola issue, structural racism and EJA/Quilombola was carried out. The empirical data was identified through field research, using a questionnaire and a semi-structured interview. The data was analyzed using content techniques. The questionnaire was applied to five (05) students enrolled in EJA/Quilombola high school at CEJA in the municipality of Campos Novos/SC, UD/Quilombola, located in the district of Ibicuí. The empirical research analysis showed that the students interviewed had the perception that the lack of access to education was a social conditioning factor which, together with all the means of exclusion, enhanced processes of oppression and created difficulties in confronting the structural situations of racism, which caused the invisibility of these subjects. As a result of this finding, the paper presents as a product a campaign to publicize EJA/quilombola, so that people who have not completed their studies can do so.
Palavras-chave: Educação quilombola
EJA
Diversidade cultural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6988
Data do documento: Ago-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.