Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6990
Tipo: Dissertação
Título: Sentidos produzidos pelo sujeito-professor sobre a relação com o outro-aluno-estrangeiro
Autor(es): Damião, Estela Aparecida
Primeiro Orientador: Stübe, Angela Derlise
Primeiro membro da banca: Rosa, Marluza Terezinha da
Segundo membro da banca: Schneiders, Caroline Mallmann
Resumo: Nesta pesquisa, analisamos o dizer do sujeito-professor de língua portuguesa sobre sua relação com o outro-aluno-estrangeiro em sala de aula. Nossa linha teórica é a Análise de Discurso franco-brasileira. Para ter acesso ao discurso do sujeito-professor, entrevistamos profissionais de uma escola com um grande número de imigrantes em Chapecó, SC. A pergunta de pesquisa que norteou este trabalho foi: quais sentidos são produzidos pelos dizeres do professor de língua portuguesa sobre sua experiência em sala de aula com alunos imigrantes e como isso afeta o fazer docente segundo o que o professor diz? Em um movimento de pêndulo entre teoria e análise, são apresentadas 39 sequências discursivas (SDs) para discussão com base no referencial teórico-metodológico que norteia esta pesquisa. A partir de gestos interpretativos, analisamos as regularidades e as marcas discursivas que remetem à experiência do sujeito-professor com o outro-aluno-estrangeiro. Para dar corpo às reflexões apresentadas, discutimos: alguns processos históricos do ensino da língua portuguesa no Brasil, o apagamento de línguas em busca de um ideal monolíngue e como isso afeta o ensino da língua portuguesa hoje e constrói sentido quando a memória se diz, na narratividade; a relação com o outro-aluno-estrangeiro e a hos(ti)pitalidade que surge nessa relação segundo o dizer do professor; a questão da cultura, que é uma regularidade, que se diz na própria constituição dos sujeitos; e o processo de individuação e formação do sujeito-professor. Todos os capítulos são atravessados pela teoria da narratividade, a qual trabalhamos principalmente pelos estudos de Orlandi. Esse conceito apresenta o funcionamento da memória na materialidade do discurso e se apoia nos modos de individuação do sujeito. Ainda, para mobilização dos sentidos produzidos pelos dizeres dos participantes trabalhamos o conceito de acontecimento, apresentado por Pêcheux. Assim, entendemos que a experiência do professor com alunos imigrantes, de acordo com os dizeres e a narratividade produzida pelo sujeito-professor, é marcada por uma relação de entre-meios: na hos(ti)pitalidade – entre hospitalidade e hostilidade –, no acolher e des-acolher, no tensionamento entre a cultura outra e a cultura brasileira, na língua outra e na sua língua. É nesse espaço dicotômico que o professor produz a narratividade e que o seu dizer demonstra mudanças e questionamentos nos seus modos de individuação e no ensino da língua portuguesa, então, que surge a dificuldade, regularidade que perpassa vários dizeres dos professores.
Abstract/Resumen: In this research, we analyse the speech of the subject-teacher of the Portuguese language about their relation with the other-student-foreigner in the classroom. The theoretical approach is based on the Franco-Brazilian Discourse Analysis (AD). In order to access the discourse of the subject-teacher, it has been conducted interviews with professionals from a district school bearing a large number of immigrants in the municipality of Chapecó, in the state of Santa Catarina. The problematized research question which has guided this work is: which meanings are produced by the speech of the Portuguese language teachers about their classroom experience with immigrant students and how does that affect the teaching practice according to what is said in the speech of the teacher? By means of a pendular movement between theory and analysis, 39 Discoursive Sequences (SD) are presented in terms of discussion based on the theoretical and methodological approach which guides this research. From the interpretations, it has been analysed the regularities and the discourse marks which lead us to the experience of the subject-teacher with the other-student-foreigner. In order to support the reflections which have been presented, it has been argued: some of the historical processes concerning the teaching of the Portuguese language in Brazil, the suppressing of languages as a consequence of the search for a monolingual ideal as well as how it affects the current teaching of the Portuguese language as it builds meanings when the memory talks itself in the narrativity; the relation with the other-student-foreigner and the hos(ti)pitality that comes from this relation according to the speech of the teacher; the question of culture, which is a regularity, and makes itself said in the own constitutions of the subjects; and the process of individuation and subject-teacher formation. All the chapters are crossed by the theory of narrativity which has been mainly resorted to by the studies of Orlandi. This concept presents the functioning of the memory in the materialization of the dicourse and is based on the ways of the individuation of the subject. Besides, in order to bring some dynamics to the meanings produced by the speeches of the participants, the concept of the happening has been presented as it can be found in Pêcheux. Therefore, it can be comprehended that the experience of the the teacher with the immigrant student is marked by an in-between relation: in the hos(ti)pitality -- between hospitality and hostility --, in the welcoming and not welcoming, in the tensioning between the other culture and the Brazilian culture, in the other language and in your own language. It is in this dicotomic space that the teachers produce the narrativity and that their speech demonstrates the changes and questionings concerning their ways of individuation in the teaching of the Portuguese language, hence, it is from this aspect that difficulty emerges, a regularity that crosses many of the speeches of the teachers.
Palavras-chave: Estrangeiro
Aluno
Professor
Língua portuguesa
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6990
Data do documento: 7-Jul-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAMIÃO.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.