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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6994
Tipo: | Dissertação |
Título: | O discurso sobre o sujeito-estudante de Língua Portuguesa no currículo base do ensino médio do território catarinense |
Autor(es): | Camargo, Charliane Carla Tedesco de |
Primeiro Orientador: | Luz, Mary Neiva Surdi da |
Primeiro coorientador: | Gonçalves, Tamiris Machado |
Primeiro membro da banca: | Martins, Tais da Silva |
Segundo membro da banca: | Schneiders, Caroline Mallmann |
Terceiro membro da banca: | Stübe, Angela Derlise |
Resumo: | O estudo proposto tem como objeto o discurso sobre o sujeito-estudante de língua portuguesa no Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (CBTCem) (2021). Dentre os cadernos que compõem o CBTCem (2021), escolhemos como objeto da pesquisa o caderno II, no qual estão desenvolvidas as disposições para a formação geral básica. O desenvolvimento desta pesquisa aborda noções teóricas de nomeação, sujeito, memória discursiva, horizonte de retrospecção e autoria, discutidas pelo viés da Análise de Discurso (AD) e da História das Ideias Linguísticas (HIL). Organizamos nossa análise em diferentes Atos que se complementam para o estudo do objetivo geral, a saber: analisar o discurso sobre sujeito-estudante no ensino de língua portuguesa no CBTCem (2021). Para tanto, buscamos historicizar as propostas curriculares do estado de Santa Catarina, desde a primeira formulação em 1991 à formulação do CBTCem (2021), pelo direcionamento do discurso sobre o sujeito-estudante no ensino de língua portuguesa. A partir desse ponto, apresentamos a composição do corpus, organizado em dois Recortes Discursivos: I) Recorte discursivo I: das nomeações do sujeito-estudante de língua portuguesa no CBTCem (2021, II); e Recorte Discursivo II (RD II): dos marcadores discursivos e dos sentidos produzidos. Por meio das regularidades apresentadas nas sequências discursivas, exploramos sentidos, buscando compreender quais os discursos sobre o sujeito-estudante são desenvolvidos no CBTCem (2021). A partir da análise de regularidades das marcas linguístico-discursivas, compreendemos que o discurso sobre o sujeito-estudante no ensino de língua portuguesa presente no CBTCem (2021) conduz a um sujeito de capacidades que deve, por meio de práticas pedagógicas no ensino |
Abstract/Resumen: | The proposed study has as its object the discourse about the Portuguese subject-student Base Curriculum of High School in the Catarinense Territory (CBTCem) (2021). Among the books that make up the CBTCem (2021), we chose book II as a research file, in which the provisions for basic general education are developed. The development of the research addresses theoretical notions of naming, subject, discursive memory, horizon of retrospection and authorship, discussed through Discourse Analysis (DA) and Linguistic Ideas History (HIL). We organized our analysis into different Acts that complement each other for the general objective of the study, namely: to analyze the discourse on subject-student in Portuguese language teaching at CBTCem (2021). To this end, we sought to historicize the curricular proposals of Santa Catarina State, from the first formulation in 1991 to the formulation of CBTCem (2021), by directing the discourse on the subject-student in Portuguese language teaching. From that point on, we present the composition of the corpus, organized in two Discursive Excerpts; I) Discursive excerpt I: from the nominations of the Portuguese-speaking subject-student at CBTCem (2021, II); and Discursive Excerpt II (DR II): of the discursive markers and the meanings produced. Through the regularities presented in the discursive sequences, we explored meanings, seeking to understand which discourses about the subject-student are developed at CBTCem (2021). Based on the analysis of the linguistic-discursive regularities marks, we understand that the discourse about the subject-student in Portuguese language teaching present at CBTCem (2021) leads to a subject with capabilities that must, through pedagogical practices in language teaching Portuguese, be directed to occupy a space of authorship and protagonism. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem Língua Portuguesa Ensino médio Currículo de ensino médio Aluno |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6994 |
Data do documento: | 13-Jul-2023 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
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