Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6996
Type: Dissertação
Title: Abordagem da leitura de textos literários em aulas de inglês como língua adicional no ensino médio
Author: Giaretta, Jessica Alberti
First advisor: Gutierres, Athany
metadata.dc.contributor.referee1: Kupske, Felipe
metadata.dc.contributor.referee2: Prigol, Valdir
Resume: Este é um trabalho de pesquisa sobre a leitura de textos literários em aulas de inglês no Ensino Médio. Compreendendo a importância da literatura para a formação do homem (Candido, 2022; 2019; 2011), o objetivo geral da pesquisa é analisar se a leitura de textos literários em aulas de inglês como língua adicional no Ensino Médio em escolas públicas de Chapecó/SC ocorre conforme orientam os documentos oficiais da educação. Para a realização da pesquisa, desenvolvemos um questionário que foi disponibilizado aos professores de inglês da rede estadual de Santa Catarina que atuam no referido município. A aplicação do questionário teve anuência da Coordenadoria Regional de Educação de Chapecó/SC e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul – CEP/UFFS (parecer número 5.512.648, aprovado em 06/07/2022). O questionário foi enviado aos professores por e-mail, via Google Formulários, sendo a coleta de dados realizada durante os meses de setembro a novembro de 2022. Dezenove (19) professores participaram do estudo. As respostas objetivas das perguntas do questionário (informações sociais dos participantes) foram consideradas como variáveis previsoras de possível efeito sobre o objetivo geral da pesquisa, sendo descritas em termos de frequência e significância estatística (R Core Team, 2021). As questões abertas do questionário foram analisadas qualitativamente por meio da técnica de análise temática/de conteúdo (Bardin, 2016). A hipótese geral de que a maioria dos professores não aborda literatura em inglês, devido à complexidade inerente à atividade, à sobrecarga de trabalho, além do desconhecimento, parcial ou total, dos documentos norteadores para o ensino de língua adicional no Ensino Médio não foi confirmada. 89,5% (n=17) dos professores participantes declararam trabalhar com literatura em inglês em suas aulas. No entanto, não encontramos correlações significativas com nenhuma das variáveis previsoras controladas (p>0.05), provavelmente pelo tamanho amostral. Quanto à análise qualitativa, a partir dos dados objetivos, pela primeira parte da análise, constatamos que mesmo ao realizar leitura de textos literários em língua adicional, muitas são as dificuldades encontradas pelos professores para garantir a realização deste trabalho de maneira a assegurar os benefícios que a leitura de literatura proporciona aos leitores.
Abstract: This is a research work on reading literary texts in English classes in high school. Understanding the importance of literature for the formation of man (Candido, 2022; 2019; 2011), the general objective of the research is to analyze whether the reading of literary texts in English as an additional language classes in high school in public schools in Chapecó/SC occurs in accordance with the guidance of official education documents. To carry out the research, we developed a questionnaire that was made available to English teachers from the state network of Santa Catarina who work in the specific municipality. The application of the questionnaire was approved by the Regional Education Coordination of Chapecó/SC and approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Fronteira Sul – CEP/UFFS (application number 5,512,648, approved on 06/07/2022). The questionnaire was sent to teachers by email, via Google Forms, with data collection carried out during the months of September to November 2022. Nineteen (19) teachers participated in the study. The objective answers to the questionnaire questions (participants' social information) were considered as predictive variables of possible effect on the general objective of the research, being described in terms of frequency and statistical significance (R Core Team, 2021). The open questions in the questionnaire were obtained qualitatively using the thematic/content analysis technique (Bardin, 2016). The general hypothesis that the majority of teachers do not cover literature in English, due to the inherent complexity of the activity, work overload, in addition to partial or total lack of knowledge of the guiding documents for teaching an additional language in high school has not been established. . 89.5% (n=17) of participating teachers declared that they work with literature in English in their classes. However, we did not find significant correlations with any of the controlled predictor variables (p>0.05), probably due to the sample size. As for the qualitative analysis, based on the objective data, in the first part of the analysis, we found that even when reading literary texts in an additional language, there are many difficulties experienced by teachers to guarantee the completion of this work in order to guarantee the benefits that reading literature provides to readers.
Keywords: Ensino médio
Leitura
Literatura
Língua inglesa
Ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6996
Issue Date: 17-Aug-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIARETTA.pdf1,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.