Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7004
Type: Monografia
Título : A música e as categorias da geografia no ensino fundamental
Author: Lima, Renato da Silva
First advisor: Otsuschi, Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Andreis, Adriana Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Tatiane
Resume: A música está presente no cotidiano de muitas pessoas, inclusive na sala de aula, ela pode ser uma ferramenta utilizada no ensino das categorias da Geografia, com destaque, ao estudo das categorias lugar, paisagem e território. Nessa pesquisa a música é de grande importância para auxiliar no ensino da Geografia, pois tem a capacidade de dinamizar os conteúdos e assuntos, articulando-os com as categorias. O principal objetivo da pesquisa é compreender as contribuições da música no ensino através das categorias da Geografia. O procedimento metodológico envolveu pesquisa bibliográfica focada nas categorias da Geografia, e diálogos documentos de política curricular e com experiências formativas de professor no curso de Geografia. Nesse caminho, foram realizadas discussões que implicam: a música e o ensino de Geografia, letras de músicas e respectivas análises relacionadas com as categorias geográficas, e apresentações de propostas pedagógicas para expressar as especificidades do lugar, paisagem e território, presentes nas letras musicais. Verificou-se que através das contextualizações dos trabalhos dos autores, e de análises musicais junto com as propostas pedagógicas produzidas, existe a real possibilidade da música ser uma ferramenta que contribua no ensino, ancorando o estudo da Geografia, que poderão servir como mediadoras nas práticas tanto para tornar mais atrativas, como para tornar mais significativas as aprendizagens.
Resumen : Music is present in the everyday life of many people, including in the classroom, it can be a tool used in teaching the categories of Geography, especially the study of categories of place, landscape and territory. In this research, music is of great importance to help in the teaching of Geography, because it has the ability to streamline the contents and subjects, articulating them with the categories. The main goal of the research is to understand the contributions of music in teaching through the categories of Geography. The methodological procedure involved bibliographic research focused on the categories of Geography, dialogues with curriculum policy documents, and with teacher training experiences in the Geography course. In this path, discussions were held that involve: music and the teaching of Geography, song lyrics and their respective analysis related to the geographic categories, and presentations of pedagogical proposals to express the specificities of place, landscape and territory, present in the musical lyrics. It was verified that through the contextualization of the authors' work, and musical analysis along with the pedagogical proposals produced, there is a real possibility of music being a tool that contributes to teaching, anchoring the study of Geography, which can serve as mediators in practices both to make it more attractive, as to make learning more significant.
Palabras clave : Música
Ensino e aprendizagem
Didática
Geografia
Paisagem
Território
Ensino fundamental
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7004
Fecha de publicación : 2-mar-2023
Aparece en las colecciones: Geografia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMA1.pdf550,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.