Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7007
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Bittencourt, Zoraia Aguiar | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, André Michel dos | - |
dc.creator | Frandolozo, Silvia Lethicia | - |
dc.date | 2023-08-18 | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T12:22:43Z | - |
dc.date.available | 2023-10-02 | - |
dc.date.available | 2023-10-10T12:22:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7007 | - |
dc.description.resumo | A Dissertação ora apresentada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. Tendo como centralidade de estudos a Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica, a pesquisa objetivou verificar os desafios da Assistência Estudantil para garantir a permanência e o êxito acadêmico na perspectiva dos estudantes que recebem o auxílio estudantil oferecido pelo IFRS – Campus Erechim no contexto de uma sociedade meritocrática e desigual. De natureza qualitativa, de campo e exploratória, a pesquisa se estabelece de maneira interdisciplinar a partir de reflexões acerca do Serviço Social, da Educação e da Sociologia. Como meios para o aprofundamento teórico, utilizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa de estado do conhecimento e pesquisa documental. Para a coleta de dados, aplicou-se questionários on-line com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha para 27 estudantes e egressos dos cursos superiores e técnicos subsequentes do IFRS - Campus Erechim que receberam ou recebem auxílio estudantil entre os anos de 2021 e 2023. Para o procedimento de sistematização e análise dos dados obtidos na pesquisa empírica, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam a Assistência Estudantil como essencial para a permanência e o êxito de estudantes em condições socioeconômicas menos favorecidas. Por outro lado, apontam também as fragilidades e as limitações que ainda impedem o avanço da Assistência Estudantil para se consolidar como política pública de educação que pode equiparar as oportunidades e minimizar as desigualdades sociais, tais como os cortes no orçamento das Instituições Federais de Ensino, o repasse financeiro insuficiente para atender os estudantes que dela necessitam em sua integralidade, a exigência de contrapartida para manter o auxílio financeiro e a necessidade de promover mais espaços de esclarecimento sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sobre a Política de Assistência Estudantil. Tal política pública é permeada por contradições em face das dificuldades encontradas para alcançar os objetivos a que se propõe e se efetivar como um direito social. Contudo, as opiniões externadas pelos participantes da pesquisa não deixam dúvidas quanto ao significativo papel da Assistência Estudantil para a permanência e a conclusão dos estudos, assim como da educação na ampliação de oportunidades pessoais e profissionais que possibilitam o rompimento dos padrões sociais estabelecidos em nossa sociedade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2023-10-09T18:58:25Z No. of bitstreams: 1 FRANDOLOSO.pdf: 3896354 bytes, checksum: 371894d996f9325cb358acbdc36146a4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-10T12:22:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANDOLOSO.pdf: 3896354 bytes, checksum: 371894d996f9325cb358acbdc36146a4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-10-10T12:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANDOLOSO.pdf: 3896354 bytes, checksum: 371894d996f9325cb358acbdc36146a4 (MD5) Previous issue date: 2023-08-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Meritocracia | pt_BR |
dc.subject | Assistência estudantil | pt_BR |
dc.title | Os desafios da assistência estudantil na educação profissional e tecnológica: problematizando a meritocracia e as estratégias de permanência estudantil no contexto de desigualdades sociais sob uma perspectiva interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANDOLOZO.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.