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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee2Santos, André Michel dos-
dc.creatorFrandolozo, Silvia Lethicia-
dc.date2023-08-18-
dc.date.accessioned2023-10-10T12:22:43Z-
dc.date.available2023-10-02-
dc.date.available2023-10-10T12:22:43Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7007-
dc.description.resumoA Dissertação ora apresentada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. Tendo como centralidade de estudos a Política de Assistência Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica, a pesquisa objetivou verificar os desafios da Assistência Estudantil para garantir a permanência e o êxito acadêmico na perspectiva dos estudantes que recebem o auxílio estudantil oferecido pelo IFRS – Campus Erechim no contexto de uma sociedade meritocrática e desigual. De natureza qualitativa, de campo e exploratória, a pesquisa se estabelece de maneira interdisciplinar a partir de reflexões acerca do Serviço Social, da Educação e da Sociologia. Como meios para o aprofundamento teórico, utilizou-se pesquisa bibliográfica, pesquisa de estado do conhecimento e pesquisa documental. Para a coleta de dados, aplicou-se questionários on-line com perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha para 27 estudantes e egressos dos cursos superiores e técnicos subsequentes do IFRS - Campus Erechim que receberam ou recebem auxílio estudantil entre os anos de 2021 e 2023. Para o procedimento de sistematização e análise dos dados obtidos na pesquisa empírica, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam a Assistência Estudantil como essencial para a permanência e o êxito de estudantes em condições socioeconômicas menos favorecidas. Por outro lado, apontam também as fragilidades e as limitações que ainda impedem o avanço da Assistência Estudantil para se consolidar como política pública de educação que pode equiparar as oportunidades e minimizar as desigualdades sociais, tais como os cortes no orçamento das Instituições Federais de Ensino, o repasse financeiro insuficiente para atender os estudantes que dela necessitam em sua integralidade, a exigência de contrapartida para manter o auxílio financeiro e a necessidade de promover mais espaços de esclarecimento sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e sobre a Política de Assistência Estudantil. Tal política pública é permeada por contradições em face das dificuldades encontradas para alcançar os objetivos a que se propõe e se efetivar como um direito social. Contudo, as opiniões externadas pelos participantes da pesquisa não deixam dúvidas quanto ao significativo papel da Assistência Estudantil para a permanência e a conclusão dos estudos, assim como da educação na ampliação de oportunidades pessoais e profissionais que possibilitam o rompimento dos padrões sociais estabelecidos em nossa sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2023-10-09T18:58:25Z No. of bitstreams: 1 FRANDOLOSO.pdf: 3896354 bytes, checksum: 371894d996f9325cb358acbdc36146a4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-10-10T12:22:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANDOLOSO.pdf: 3896354 bytes, checksum: 371894d996f9325cb358acbdc36146a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-10T12:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANDOLOSO.pdf: 3896354 bytes, checksum: 371894d996f9325cb358acbdc36146a4 (MD5) Previous issue date: 2023-08-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectMeritocraciapt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.titleOs desafios da assistência estudantil na educação profissional e tecnológica: problematizando a meritocracia e as estratégias de permanência estudantil no contexto de desigualdades sociais sob uma perspectiva interdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

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